Saúde abre consulta pública sobre vacinação de crianças maiores de 6 meses
Pasta visa recolher opiniões sobre incorporação do imunizante da Pfizer para faixa etária
Camila Stucaluc
O Ministério da Saúde abriu, nesta 3ª feira (6.dez), uma consulta pública sobre a vacinação contra covid-19 entre crianças de seis meses e cinco anos sem comorbidades. A pasta explicou que serão coletadas opiniões sobre a incorporação da chamada Pfizer Baby no Sistema Único de Saúde (SUS) para a vacinação do grupo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As manifestações podem ser enviadas até 15 de dezembro, pelo site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). "O período de contribuição terá duração de dez dias devido à relevância do tema e qualquer pessoa pode participar. Essa etapa faz parte de todos os processos de incorporação analisados", disse o ministério.
Segundo a pasta, a Conitec deu recomendação preliminar favorável à incorporação do imunizante. Após a consulta pública, portanto, o tema voltará para a Comissão para o parecer final.
+ Covid-19: Brasil registra mais 27.086 casos e 105 mortes em 24 horas
Atualmente, a chamada Pfizer Baby é recomendada apenas para crianças com comorbidades. Em alguns municípios, como São Paulo, por exemplo, os menores que não integram o grupo podem receber a imunização com doses remanescentes no final do expediente dos postos de saúde, serviço conhecido como "xepa da vacina".