Publicidade
Brasil

Número de queixas por problemas com compras dobra no Brasil

A região sudeste lidera o número de reclamações, com 52% das denúncias no país

Imagem da noticia Número de queixas por problemas com compras dobra no Brasil
homem fazendo compra na internet
• Atualizado em
Publicidade

O número de queixas de consumidores por problemas na compra de produtos dobrou no Brasil. Um dos motivos é o aumento das vendas pela internet.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Dados levantados pelo SBT Brasil através do site consumidor.gov, vinculado ao Ministério da Justiça, mostram que, entre janeiro e setembro deste ano, houve mais de 87 mil queixas. No ano passado inteiro, foram pouco mais de 38 mil. A região sudeste lidera o número de reclamações, com 52% das denúncias no país.

Em cinco anos, mais que dobrou o número de denúncias de consumidores por venda enganosa, serviços não entregues e ofertas não cumpridas. Para os especialistas, depois da pandemia o brasileiro passou a comprar mais pela internet, e isso também exige mais cautela e atenção.

"Não clique em qualquer link que você vê na internet. Ofertas muito boas, desconfie também. Pesquisa se aquela empresa, se aquela loja tem uma boa reputação no mercado", diz Michelle Machado, advogada especializada em direito do consumidor.

A advogada orienta o que guardar para o caso de algum problema: "o ideal é que você guarde os protocolos que você abre junto à empresa, os e-mails de confirmação de compra, o código de rastreio, a nota fiscal principalmente". 

Já no caso do site ser falso: "a primeira providência é registrar o boletim de ocorrência. Em seguida você entra em contato com a administradora do seu cartão, ou se foi uma transferência bancária via Pix, entrar em contato com o seu banco, de imediato, porque existe, em alguns casos, a possibilidade de você conseguir reaver o seu dinheiro".

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade