Publicidade
Brasil

Gabarito oficial do Enem será divulgado na 4ª feira (23.nov)

Ministro da Educação também informou que resultado da prova vai ser publicado em 13 de fevereiro

Imagem da noticia Gabarito oficial do Enem será divulgado na 4ª feira (23.nov)
alunos chegando para o enem
• Atualizado em
Publicidade

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 será divulgado pelo Inep às 18h de 4ª feira (23.nov). A informação foi dada pelo ministro da Educação Victor Godoy, em coletiva de imprensa realizada nesta 2ª feira (21.nov).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo Godoy, os resultados da prova vão ser publicados no 13 de fevereiro. Os treineiros e quem realizou vista pedagógica recebem os resultados em abril de 2023, ainda sem uma data definida. 

Na coletiva, o ministro informou que a solicitação para reaplicação da prova começa hoje (21.nov) e vai até 6ª feira (25.nov). Podem pedir a reaplicação os estudantes que não fizeram a prova por três motivos: erro de logística do Inep, falha na avaliação de documentos feita pela aplicadora ou quem não compareceu por diagnóstico de doença infectocontagiosa, como a Covid-19. Neste último caso, é necessário comprovar por meio de atestado a contaminação pela doença.

Questionado se estudantes do Jacarezinho e de Manguinhos, no Rio de Janeiro, que perderam a prova devido a ações da PM em suas comunidades, poderão solicitar a reaplicação, Godoy afirmou que os diretores do Inep ainda estão analisando essa possibilidade. A reaplicação acontecerá nos dias 10 e 11 de janeiro.

Victor Godoy, ministro da Educação, faz balanço do Enem 2022 nesta 2ª feira (21.nov) | José Cruz/Agência Brasil

Dados e abstenção

Segundo os dados do Inep divulgados hoje, a prova foi aplicada em 1.747 municípios, 11.175 locais de prova e 153.208 salas de prova pelo país.

No total, 3.476.226 pessoas se inscreveram para realizar o Enem, sendo 3.409.682 no formato impresso e 66.544 no formato digital. No primeiro domingo de prova (13), em que foram aplicadas a redação, as provas de linguagens e de ciências humanas, 73,7% dos inscritos compareceram ao local de aplicação.

No segundo dia de provas (20), em que foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza, 68,1% dos inscritos fizeram o exame.

Para o ministro, as taxas de abstenção estão dentro da normalidade histórica, considerando que a pandemia trouxe desafios para o Enem e para educação brasileira. Ainda de acordo com ele, o papel do Inep está sendo cumprido, já que o número de participantes segue superando o número de alunos que finaliza o ensino médio.

Godoy também afirmou que a versão digital do Enem deve trazer mais tecnologia, para atrair os estudantes. A taxa de abstenção nesse formato chegou a 55,1% em um dos dias de prova.

"O Enem digital ainda não deslanchou. O Inep tem essa missão de buscar de que maneira consegue trazer tecnologia, inovação e atratividade", afirmou o ministro da Educação.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade