Casos de Covid-19 crescem no Rio, AM, SP e RS, diz Fiocruz
Boletim InfoGripe divulgado nessa 5ª ainda não leva em conta aumento causado por subvariante da Ômicron
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com resultado laboratorial positivo para Covid-19 aumentaram nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul. É o que aponta o boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz nesta 5ª feira (10.nov).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ainda não é possível afirmar que esse crescimento esteja relacionado com as identificações recentes da nova subvariante Ômicron BQ.1, que já causou pelo menos uma morte em São Paulo.
"Como os dados laboratoriais demoram mais a entrar no sistema, é esperado que os números de casos das semanas recentes sejam maiores do que o observado nesta atualização, podendo inclusive aumentar o número de estados em tal situação", explica o pesquisador da Fiocruz.
Gomes ainda destacou a possibilidade de uma sazonalidade da Covid-19, com dois picos anuais. "Diferente do Influenza e outros vírus respiratórios com tipicamente um pico por ano, a Covid-19 pode estar se encaminhando para uma realidade na qual a gente tenha que conviver com dois momentos do aumento da sua circulação", disse o coordenador.
O boletim divulgado pela Fiocruz é referente à Semana Epidemiológica 44, e corresponde ao período de 30 de outubro a 5 de novembro. A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 7 de novembro.
Leia também: