Agricultura triplica área de cultivo e registra 62 milhões de hectares
Levantamento do MapBiomas aponta para lavouras temporárias como principal atividade do setor
O setor de agricultura segue expandindo pelo território brasileiro. Segundo dados do MapBiomas, divulgados nesta 4ª feira (26.out), a atividade registrou 62 milhões de hectares ocupados em 2021, cifra três vezes maior do que o computado em 1985, quando 19 milhões de hectares eram dedicados ao cultivo de alimentos e criação de gado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No geral, grande parte da área cultivada é voltada às lavouras temporárias, como soja, arroz, cana-de-açúcar e algodão. Juntas, elas ocupam quase 60 milhões de hectares - extensão superior a de países como França e Espanha. Desde 1985, houve um crescimento da atividade principalmente em regiões do Cerrado e do Pampa, bem como no bioma Amazônia.
Em relação ao aumento da área de cultivo perene - que dura vários anos - os dados apontam para as regiões do triângulo mineiro e do sul do estado de Minas Gerais, onde o cultivo de café é expressivo. O Pará também teve destaque, assim como o norte da Bahia, fazendo com que o número de municípios com mais de mil hectares de lavouras perenes passasse de 206, em 1985, para 447, em 2021.
+ Empresas pedem que avaliação sobre impactos ambientais seja obrigatória
A silvicultura, por sua vez, avançou 598% entre 1985 e 2021, registrando 8,8 milhões de hectares. Isso significa que os municípios com mais de mil hectares voltados à atividade, que estuda o manejo florestal, passaram de 250 para 1.052, sendo a maioria em regiões da Mata Atlântica, Pampa e Cerrado.