Publicidade
Brasil

Rio de Janeiro recebe fórum internacional que discute soluções para a fome

Projeto de hortas comunitárias realizado no Rio é um dos destaques

Imagem da noticia Rio de Janeiro recebe fórum internacional que discute soluções para a fome
prato vazio
• Atualizado em
Publicidade

O Rio de Janeiro recebe um fórum internacional que discute soluções para a fome, com a presença de prefeitos de mais de 160 cidades do mundo. A capital fluminense foi escolhida para sediar o evento por causa do programa hortas cariocas, que ganhou uma menção honrosa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Todo local que eu planto pra mim é sagrado. Você está cuidando da terra e de todos que estiverem nela", afirma Niara do Sol, educadora indígena e uma das fundadoras da horta orgânica do Morro do São Carlos, na região central do Rio. Da terra que recebia lixo, hoje, brota o alimento. Tudo lá é fresquinho e sem agrotóxicos.

Esta horta comunitária é uma das 49 espalhadas pela cidade. Elas contam com o incentivo da prefeitura, que ajuda na doação de mudas e limpeza dos terrenos.

Em 2019, esse projeto ganhou menção honrosa no Fórum Global de Política Alimentar. Ele se destacou por incentivar a plantação de alimentos sustentáveis e saudáveis para populações carentes. Este ano, os organizadores vieram conhecê-lo de perto.

Até a próxima 4ª feira (19.out), o Rio recebe prefeitos de mais de 160 cidades do mundo todo, que aderiram a um pacto internacional, com 37 ações para diminuir a fome no planeta. O Rio de Janeiro participa desde 2016.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021, 828 milhões de pessoas não tinham o que comer. Ainda segundo a ONU, este ano o Brasil voltou ao mapa da fome. A estimativa é que 33 milhões de brasileiros não consigam se alimentar minimamente.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade