Publicidade
Brasil

Governo prorroga prazo para atualização de dados no Cadastro Único

Beneficiários do Auxílio Brasil que não atualizarem suas informações podem ter o benefício suspenso

Imagem da noticia Governo prorroga prazo para atualização de dados no Cadastro Único
cadunico no celular
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias o prazo para a atualização dos dados das famílias inscritas no Cadastro Único.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O prazo se encerraria nesta 6ª feira (14.out), por isso foram registradas filas em todo o Brasil nesta 5ª feira (13.out). Os beneficiários do Auxílio Brasil que não atualizarem as informações do CadÚnico podem ter o benefício suspenso.

Em um centro de assistência social na zona oeste do Rio de Janeiro, a fila começou na noite de 4ª feira (12.out). A atualização tem que ser feita de forma presencial.

Desempregada, Luana de Paula foi até o local com o filho de colo: "a gente ficou a noite toda ai no papelão com ele, eu e meu marido, com mosquito, formiga, frio, sono".

Pela manhã, o que se via eram pessoas cansadas de esperar. O policiamento foi reforçado depois de uma briga na fila. O posto distribuiu só 90 senhas, número bem menor do que a demanda.

"Eu não aguento mais ficar nessa humilhação. pedindo, pedindo, pedindo, vou fazer 60anos em janeiro. Tenho três netinhos, meu filho está desempregado", desabafou Cleonice dos Santos Oliveira, que também está desempregada.

Na cidade do Rio, 912 mil famílias de baixa renda estão registradas no CadÚnico. Em outras capitais a procura também tem sido grande. Em Maceió, os postos esticaram o horário de atendimento. Em João Pessoa, a espera para atendimento chegou a seis horas.

Pra atualizar o CadÚnico, o titular da família precisa estar presente com o CPF dele. Dos demais integrantes, só é necessário apresentar o documento de identidade. Em caso de bebês ou crianças, levar a certidão de nascimento e declaração escolar dos estudantes. Também é pedido um comprovante de residência atualizado.

A previsão do governo federal é que 21 milhões de famílias estejam aptas a receber o Auxílio Brasil agora em outubro. É o maior contingente desde que o benefício foi criado.

"É um dinheiro que vai te ajudar em alguma coisa, conta, aluguel, uma luz que está atrasada, uma conta que você precisa pra se manter", diz Antonia Maciel, desempregada.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade