Vacinação contra HPV é liberada para meninos de 9 e 10 anos em São Paulo
Prefeitura ampliou também o grupo de pessoas aptas a tomar vacina contra o meningococo ACWY
Guilherme Resck
Em São Paulo, meninos de 9 e 10 anos podem tomar a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) a partir desta 2ª feira (19.set), segundo anúncio feito pela prefeitura. Anteriormente, o imunizante era aplicado apenas em meninos de 11 a 14 anos e em meninas de 9 a 11. Ainda nesta 2ª, a prefeitura expandiu o grupo de pessoas aptas a tomar vacina contra o meningococo ACWY: até então restrita a pessoas de 11 e 12 anos, agora pode ser aplicada naquelas de 13 e 14 também. Entretanto, essa segunda ampliação ficará em vigor apenas até junho de 2023, como definiu o Programa Nacional de Imunizações (PNI)
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a prefeitura, a inclusão das novas faixas etárias nos grupos de pessoas aptas a tomar as substâncias visa a "aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes para imunizantes de extrema importância a esses públicos". A vacinação contra o HPV, acrescenta, previne os cânceres provocados pelo patógeno, como o de colo de útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e garganta, e reduz a chance de aparecerem verrugas genitais (condiloma). Já a vacinação contra o meningococo ACWY previne quatro tipos de bactérias que causam meningites. Conforme o Executivo municipal, estas são doenças raras, mas "podem levar cerca de 20 a 25% das pessoas atingidas à morte, e em outros casos deixar sequelas graves como surdez, perda de membros, convulsões, etc".
Ambas as vacinas são aplicadas em qualquer dia da semana: de 2ª se 6ª feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); aos sábados, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) integradas a UBSs; e aos domingos, em parques e na Avenida Paulista.
Veja também: