Publicidade
Brasil

Após quatro anos do incêndio, Museu Nacional reinaugura fachada e jardim

Restauração completa do edifício está prevista para 2027

Imagem da noticia Após quatro anos do incêndio, Museu Nacional reinaugura fachada e jardim
Fachada do Museu Nacional
• Atualizado em
Publicidade

O Museu Nacional do Rio de Janeiro reinaugurou, nesta 6ªf eira (02.set), a fachada e o jardim em frente ao palácio. Esta é a primeira grande obra de reconstrução desde o incêndio que destruiu quase todo o acervo da instituição. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Até o momento, apenas a fachada está pronta. Ao todo, 200 operários trabalharam em 10 meses de obra, que terminou a tempo das celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil.

O palácio onde funciona a instituição era residência da Imperatriz Leopoldina, esposa de Dom Pedro I. "Uma austríaca de nascença, mas brasileira de coração e que, juntamente com outras pessoas, presidiu um conselho de Estado e determinou, colocou na mesa de forma efetiva, a independência do nosso país", afirmou Alexandre Kellner, diretor do Museu Nacional, em entrevista ao SBT.

Já no jardim, o gramado divide a paisagem com oito deusas gregas que ficavam na parte de cima da fachada e foram salvas do incêndio, em 2018, que consumiu 85% dos 20 milhões de itens catalogados. Dentre eles, estavam pertences da família imperial e o mais antigo fóssil humano encontrado no Brasil.

A restauração completa do Museu Nacional está prevista para 2027. "Vocês não têm ideia da dificuldade, dos desafios, das adaptações das demandas que um projeto desta natureza carrega. O Museu Nacional vive!", acrescenta Kellner.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade