Operação da PF mira quadrilha responsável por migração ilegal aos EUA
Vítimas eram extorquidas pelos criminosos e acabavam sendo presas e deportadas
Camila Stucaluc
A Polícia Federal realiza, nesta 4ª feira (31.ago), a operação Hancornia, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha responsável por migrar ilegalmente brasileiros aos Estados Unidos. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no município de São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A investigação apontou que os criminosos cobravam grandes quantias de dinheiro de brasileiros para levá-los até o território norte-americano. Ao chegar no país, no entanto, as vítimas acabavam sendo presas e deportadas. Aquelas que conseguiam permanecer no estrageiro, por sua vez, precisavam trabalhar para quitar o restante da dívida, sendo, muitas vezes, submetidas a condições análogas à escravidão.
+ Após queda de guindaste em festival, vítimas recebem alta
"Nesse esquema criminoso os investigados lucram vendendo facilidades que na realidade não existem e colocam em risco a vida e a liberdade das vítimas", disse a Polícia Federal. Segundo os agentes, os investigados poderão responder por crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, podendo a pena ultrapassar 13 anos de prisão.