Envio do coração de Dom Pedro é "gesto de grande significado", diz embaixador
Ao SBT News, Luís Faro Ramos destacou importância da peça que chegou ao Brasil nesta 2ª feira
Fernando Jordão
O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, destacou a importância do envio do coração de Dom Pedro I ao país como parte das comemorações do bicentenário da Independência. Ramos concedeu entrevista ao programa Poder Expresso, do SBT News, nesta 2ª feira (22.ago).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Sendo a primeira vez que o coração sai do país desde 1834, isso significa o quão especial e única são as relações entre os nossos países", afirmou. "É um gesto de grande significado no contexto das relações muito especiais que unem Portugal e Brasil", acrescentou.
A relíquia fica guardada na Irmandade da Lapa sob cinco chaves, às quais apenas o prefeito do Porto, Rui Moreira, tem acesso. O envio ao Brasil ocorre após ser aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal da cidade portuguesa e referendada por Moreira.
Ainda na entrevista, Ramos também falou sobre a importância da peça para Portugal e para o Porto: "A importância simbólica é enorme, porque o próprio Dom Pedro quis que seu coração ficasse naquela cidade como uma homenagem à população cuja bravura e resistência permitiram às forças liberais -- que eram comandadas à altura pelo próprio Dom Pedro -- vencerem o cerco do Porto, que durou mais de um ano, às forças absolutistas, que eram lideradas pelo seu irmão Dom Miguel".
Confira a íntegra da entrevista:
Exposição
Segundo o Itamaraty, o órgão, armazenado em um vaso de vidro com formol, estará exposto a partir de 5ª feira (25.ago). Nos dias úteis, no entanto, apenas escolas previamente agendadas terão acesso ao espaço em que coração ficará.
O público, por sua vez, poderá conferir a exposição aos sábados e domingos, em horário ainda não definido. No dia 8 de setembro, a relíquia retorna à Portugal. Além de acatar ao pedido do Brasil, a Irmandade da Lapa também autorizou que o coração fosse exposto, pela primeira vez, ao povo português.