Plano de segurança para 7 de Setembro no DF envolve STF, TSE e Congresso
De acordo com a secretaria de Segurança Pública do DF, o plano está em fase de elaboração
![Imagem da noticia Plano de segurança para 7 de Setembro no DF envolve STF, TSE e Congresso](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FAtos_ocorreram_na_Esplanada_dos_Ministerios_no_ano_passado_404d11ae43.jpg&w=1920&q=90)
Larissa Arantes
O planejamento das medidas de segurança para os atos de 7 de Setembro na capital federal envolve representantes do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior Eleitoral, Senado, Câmara dos Deputados, dentre outros órgãos federais e locais. De acordo com a secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o plano está em fase de elaboração.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A pasta informou ainda que o Centro Integrado de Operações de Brasília faz o acompanhamento de manifestações ainda que não seja feita uma comunicação prévia. "Esse monitoramento é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos, bem como instituições e agências do governo local e federal, com suporte de câmeras de videomonitoramento", informou a pasta em resposta ao questionamento do SBT News sobre a preparação para as manifestações do Dia da Independência.
No feriado de 7 de Setembro de 2021, 4.000 policiais militares participaram da operação de segurança dos atos em Brasília. Nos outros dias, cerca de 500 militares fizeram o policiamento das regiões da capital.
Dias antes dos atos do ano passado, a PM do DF informou que estaria com seu "efetivo total" para garantir a segurança. A confirmação ocorreu depois de o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) encaminhar uma recomendação à corporação sobre a necessidade de garantir número suficiente de policiais nas ruas. Os promotores Nísio Filho, Paulo Júnior e Flávio Augusto Milhomem recomendaram que possíveis dispensas que ocorressem entre os dias 6 e 8 de setembro fossem canceladas e que o efetivo estivesse disponível para que atuasse na segurança da zona central de Brasília.
Leia a nota completa da secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal enviada ao SBT News:
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que o plano de segurança pública para 7 de setembro está em fase de elaboração e, assim como em todos os eventos deste tipo ocorridos no Distrito Federal, o planejamento está sendo constituído com a participação de instituições locais e federais, por meio de tratativas com representantes dos setores de segurança da Câmara dos Deputados, do Senado, do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral entre outros órgãos federais e locais.
Cabe destacar que o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) faz acompanhamento de eventos, shows e manifestações, mesmo sem comunicação prévia, visando reduzir os impactos na segurança e rotina da cidade. Esse monitoramento é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos, bem como instituições e agências do governo local e federal, com suporte de câmeras de videomonitoramento.
Esses órgãos integrados monitoram atos públicos de toda e qualquer natureza, respeitados os limites constitucionais. Além disso, auxiliam na promoção de ações de segurança pública - o trabalho em conjunto corrobora com a segurança, mobilidade, fiscalização e saúde da população do DF.