Publicidade
Brasil

RJ: ônibus do BRT são cortados em pedaços levados para outra empresa

Comissão de Transporte da Alerj vai abrir uma investigação após denúncia do SBT Rio

Imagem da noticia RJ: ônibus do BRT são cortados em pedaços levados para outra empresa
Imagem aérea de ônibus destruídos
• Atualizado em
Publicidade

Um drone flagrou um ônibus do BRT, que estava fora de uso, sendo cortado no Rio de Janeiro. Segundo denúncia feita ao SBT Rio, esses articulados não poderiam estar sendo destruídos. Alguns estão arrendados em bancos. Outros estão reservados para quitar dívidas trabalhistas com ex-funcionários.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os pedaços de veículo são colocados em um caminhão e são levados para uma empresa, identificada como Balprensa, que tem várias sedes na Baixada Fluminense.

No pátio da Mobi Rio, em Cosmos, zona oeste do Rio, mais de 200 ônibus estão parados. Alguns deles poderiam estar circulando. Peças foram retiradas dos coletivos que estavam nas garagens para serem colocadas em outros articulados que ainda circulam no município. Nesta 3ª feira (02.08), o SBT Rio também flagrou na garagem 3 da Mobi Rio, em Bonsucesso, zona norte da cidade, dois caminhões saindo com partes de um BRT que foi cortado.

Em 2016, no município do Rio de Janeiro havia 435 BRTs. Desse total, 400 circulavam nos principais corredores que foram construídos pela prefeitura. Seis anos depois, o número de ônibus que circula na cidade chega na casa dos 140.

A cidade conta com três corredores de BRTs. O transoeste, o transcarioca e a transolímpica. Um quarto corredor do BRT, o transbrasil, ainda está em processo de construção. Ele deveria ter ficado pronto ainda nas olimpíadas de 2016. Mas o que se vê hoje pelos corredores expressos de BRT são caos, abandono e descaso. São ônibus quebrados, circulando com as portas abertas e em péssimo estado de conservação.

Em nota, a Mobi Rio informou que em abril e maio deste ano, a Secretaria Municipal de Transportes realizou licitações para a aquisição de 291 novos veículos para o sistema BRT, sendo 220 articulados e 71 ônibus convencionais. Segundo a empresa, eles começam chegar ainda este ano.

Em 2020, foi criada a empresa BRT Rio S/A para administrar o setor e passou a operar como uma única empresa. Em março de 2021 houve a intervenção feita pelo município. E em fevereiro de 2022 foi criada a empresa Mobi Rio, subordinada à prefeitura. A Mobi Rio administra 3 garagens e todos articulados.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade