Publicidade

Prêmio Não Aceito Corrupção anuncia vencedores da 3ª edição; confira

Foram selecionadas melhores iniciativas nas categorias Jornalismo Investigativo, Empresas e Academia

Prêmio Não Aceito Corrupção anuncia vencedores da 3ª edição; confira
Vencedores da terceira edição do Prêmio Não Aceito Corrupção junto com diretores do Inac (Rogerio Pallatta/SBT News)
Publicidade

A terceira edição do Prêmio Não Aceito Corrupção, criado pelo instituto homônimo (Inac) e que visa a estimular graduandos e pós-graduandos, jornalistas e gestores de empresas a aprofundarem a discussão sobre conceitos e soluções práticas ligadas à corrupção e ao combate dela no país, anunciou nesta 4ª feira (27.jul) os vencedores. A cerimônia foi apresentada pela jornalista Débora Bergamasco e realizada no Teatro CIEE, no Itaim Bibi -- na zona oeste da capital paulista --, das 19h às 22h.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Foram selecionadas as melhores iniciativas nas categorias Jornalismo Investigativo, Empresas e Academia - esta última dividida nas subcategorias Projetos Acadêmicos e Tecnologia. O terceiro e segundo colocados em cada categoria também foram premiados. A série de reportagens A corrupção e a má gestão no MEC durante o governo Jair Bolsonaro, veiculada no jornal O Estado de S. Paulo, é a vencedora em Jornalismo Investigativo. Em Empresas, venceu o caso de governança corporativa Inteligência Artificial como Instrumento a Favor da Comunicação e Gestão de Compliance, do Grupo Elfa. Já o estudo Transparência Fiscal Explica a Percepção da Corrupção, mas Democracia Importa! foi o primeiro colocado em Projetos Acadêmicos, e a startup de tecnologia RevelaGov, que utiliza técnicas de Big Data para aumentar a eficiência do poder público, venceu na de Tecnologia.

O SBT News apoiou a premiação. O Instituto Não Aceito Corrupção (Inac) é uma associação civil, apartidária, fundada em 27 de julho de 2015, e seus pilares de atuação são baseados em pesquisa, elaboração de políticas públicas, educação e mobilização. Na cerimônia desta noite, o presidente da entidade, procurador de Justiça Roberto Livianu, disse que a luta contra a corrupção é "muito difícil" e "muito intensa". Ainda de acordo com ele, "é um enfrentamento de todo dia, que nós temos que saber aprender". Conforme o procurador, vem ocorrendo um "desmonte de toda a estrutura jurídica das leis anticorrupção" no Brasil, e o Inac vem lutando contra isso em Brasília. Um exemplo de medida que contribuiu para esse desmonte seria a sanção das mudanças na Lei de Improbidade Administrativa.

Livianu destacou ainda que "quem luta contra a corrupção precisa ter paciência, precisa ter resiliência, precisa ter esse espírito aguerrido de luta". Ele revelou, na cerimônia, que o Inac dará início a uma campanha, nas redes sociais, denominada Corrupção, sempre uma ameça, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do combate à corrupção, por meio de nove vídeos curtos abordando diferentes temas, como nepotismo, compra de votos e fake news. Outro anúncio feito por Livianu é de que, na próxima edição do Prêmio Não Aceito Corrupção, será introduzida uma categoria destinada aos operadores do direito, como advogados e juízes. Também nesta noite, o procurador falou sobre a participação do Inac na defesa da democracia. "A corrupção gera erosão na democracia. Nós temos tudo a ver com esse tema. Nós não nós omitiremos jamais ao sermos chamados nessa questão", pontuou. Em sua visão, "há um problema grave" no regime democrático no Brasil, e é obrigação de todas as pessoas e instituições defenderem-no. "Que se respeite a vontade soberana do povo nas urnas. E a urna eletrônica", reforçou.

Davi Lago, diretor executivo do Inac, por sua vez, disse que "combater a corrupção é inerentemente reafirmar a democracia". Segundo ele, os governantes "precisam prestar contas" e é necessário que a vigilância disso seja feita por toda a sociedade. Já Rodrigo Bertoccelli, diretor executivo do instituto também, explicou os motivos da inclusão de Jornalismo Investigativo e Empresas nas categorias do prêmio neste ano. De acordo com ele, "sem imprensa livre, sem liberdade de expressão e sem jornalismo investigativo não temos uma democracia efetiva e não há combate inteligente à corrupção". E a governança corporativa é "a bússola que norteia decisões mais integradas, mais éticas, mais diversificadas".

As inscrições para a edição deste ano do prêmio começaram em abril e foram até 9 de maio. Houve recorde de projetos inscritos, neste ano. Eles foram avaliados por bancas compostas por integrantes da Comissão Organizadora, acadêmicos, especialistas técnicos e conceituais, e parceiros institucionais, dentro de critérios gerais e específicos que podem ser conferidos aqui. A seguir, veja a lista completa de finalistas, com os vencedores e os segundos e terceiros colocados em destaque:

Categoria Academia, subcategoria Projetos Acadêmicos

Primeiro lugar: TRANSPARÊNCIA FISCAL EXPLICA A PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO, MAS  DEMOCRACIA IMPORTA!

Autor: Welles Matias de Abreu

Fundação Getulio Vargas - São Paulo (SP)

Orientador: Ricardo Corrêa Gomes   

Segundo lugar: UMA "TRUST MACHINE" CONTRA A CORRUPÇÃO POLÍTICO-ELEITORAL: O USO DE "DISTRIBUTED LEDGE TECHNOLOGIES" (DLTS) PARA GOVERNANÇA DO FINANCIAMENTO DA POLÍTICA.

Autor: Marcelo Eugênio Feitosa Almeida

Universidad de Salamanca - Espanha

Terceiro lugar: APLICAÇÃO DE ATIVOS CÍVICOS PARA FORTALECIMENTO DA CIDADANIA: O CASO DO ECOSSISTEMA DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DO ESTADO DE GOIÁS.

Autores: Tiago Valêncio de Melo, Diego Ramalho Freitas, Marjorie Lynn Nogueira dos Santos, Ana Carolina de Castro Bueno e Gabriella Mello da Silva Pio

Universidade Federal de Goiás - Goiânia (GO)

Orientadora: Jéssica Traguetto Silva

A INCLUSÃO NOS ACORDOS DE COLABORAÇÃO PREMIADA DE CLÁUSULA OBRIGATÓRIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE INTEGRIDADE NAS INVESTIGAÇÕES DE CRIMES LICITATÓRIOS

Autor: Giuliano Vieira Sena

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo (RS)

ABORDAGENS BASEADAS EM DIREITOS HUMANOS (HUMAN RIGHTS BASED APPROACHES - HRBA) NO COMBATE À CORRUPÇÃO, MALVERSAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS E ACESSO À JUSTIÇA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)

Autor: José Cláudio Rocha,

Faculdade Joaquim Nabuco - Salvador (BA)

Categoria Academia, subcategoria Tecnologia

Primeiro lugar: REVELAGOV PARA COVID

Autores: Barbara Krystall Mota e Rafael dos Anjos

Faculdade Cenes e Univesp, São Paulo e Sertãozinho (SP)

Segundo lugar: PROJETO RACHADINHA 

Autor: Rafael Wanderley

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR) - Rio de Janeiro (RJ)

Terceiro lugar: CARTÃO VERMELHO

Autor: Joelvis Roman da Silva

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) - Dourados (MS)

Orientador: Antonio Pires de Almeida Junior

CUIDANDO DO MEU BAIRRO

Autora: Vanessa Alves do Nascimento

Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo (SP)

SR. CORRUPTO

Autor: Joelvis Roman da Silva

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) - Dourados (MS)

Orientador: Antonio Pires de Almeida Junior

Categoria Jornalismo Investigativo

Primeiro lugar: A CORRUPÇÃO E A MÁ GESTÃO NO MEC DURANTE O GOVERNO JAIR BOLSONARO

Autores: André Shalders, Breno Pires, Julia Affonso, Felipe Frazão e Renata Cafardo

Série de reportagens veiculadas em O ESTADO DE SÃO PAULO

Segundo lugar: ORÇAMENTO SECRETO

Autor: Breno Pires

Série de reportagens veiculadas em texto em O ESTADO DE SÃO PAULO

Terceiro lugar: O LADO CINZA DOS MARKETPLACES

Autor: Daniel dos Santos Filhos

Série de reportagens veiculadas em texto em AIOT BRASIL

ANATOMIA DA RACHADINHA

Autores: Amanda Rossi, Flávio Costa, Gabriela Sá Pessoa, Juliana Dal Piva

Série de reportagens veiculadas em texto em UOL

MAGISTRADOS DEIXAM A TOGA E ATUAM EM CASOS BILIONÁRIOS DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Autor: Luiz Fernando Vassallo Chrysostomo

Reportagem única veiculada em O ESTADO DE SÃO PAULO

Categoria Empresas - Casos de Governança Corporativa

Primeiro lugar: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO INSTRUMENTO A FAVOR DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE COMPLIANCE (GRUPO ELFA - BRASÍLIA/DF)
Responsável pela inscrição: Janaína Maluf Pichinin Pavan

Segundo lugar: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS PARA O COMBATE À CORRUPÇÃO E A PROMOÇÃO DA INTEGRIDADE NA PREFEITURA DE SÃO PAULO (CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - SÃO PAULO/SP)
Responsável pela inscrição: Daniel Gustavo Falcão Pimentel

Terceiro lugar: PROGRAMA INTEGRIDADE BSBIOS: A MATERIALIZAÇÃO DA CULTURA DE COMPLIANCE NO COMBATE A CORRUPÇÃO (BSBIOS - PASSO FUNDO/RS)
Responsável pela inscrição: Carine Bastos Almeida Oro

A GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO ANTICORRUPÇÃO NA RAIA DROGASIL S.A. (DROGA RAIA E DROGASIL - SÃO PAULO/SP)
Responsável pela inscrição: Elton Flavio Silva De Oliveira

PROGRAMA DE COMPLIANCE PÚBLICO (PCP) DO ESTADO DE GOIÁS (CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO DE GOIÁS - GOIÂNIA/GO)
Responsável pela inscrição: Tiago Valêncio de Melo

Leia também:

+ Bolsonaro: "Não precisamos de cartinha para falar que defendemos a democracia"

+ Governo costura diálogo de Bolsonaro com TSE

+ Bolsonaro deve divulgar carta à nação em defesa da democracia, diz ministro

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
brasil
prêmio
corrupção
não aceito corrupção
cerimônia
vencedores
finalistas
jornalismo investigativo
empresas
academia
instituto
associação
guilherme-resck

Últimas notícias

Na contramão do Ministério Público, relator defende PEC que permite trabalhar a partir dos 14 anos

Na contramão do Ministério Público, relator defende PEC que permite trabalhar a partir dos 14 anos

Proposta de Emenda à Constituição chegou a entrar na pauta dos dias 18 e 19 de junho da CCJ da Câmara; Conselho Nacionais também se manifestaram contra o texto
Jogo do Tigrinho gera mais de 500 ocorrências policiais em um ano em São Paulo

Jogo do Tigrinho gera mais de 500 ocorrências policiais em um ano em São Paulo

Polícia Civil registrou alto volume de queixas de golpe na plataforma e abriu investigações
 Lula defende que o Legislativo deveria tratar de porte de maconha, não o STF

Lula defende que o Legislativo deveria tratar de porte de maconha, não o STF

Segundo o presidente, o tema não é de advogado ou de juiz, mas de saúde pública
Com dívida superior a R$ 25 bilhões, Odebrecht entra com pedido de recuperação judicial

Com dívida superior a R$ 25 bilhões, Odebrecht entra com pedido de recuperação judicial

Atualmente, a empresa possui 31 obras em andamento, sendo 21 no Brasil e 10 no exterior
Enchente no Rio Grande do Sul: sobe para 179 o número de mortos pelas chuvas

Enchente no Rio Grande do Sul: sobe para 179 o número de mortos pelas chuvas

Ao todo, 34 pessoas continuam desaparecidas; 478 municípios foram afetados pelas enchentes
População receberá cashback da reforma tributária a partir de 2027, diz secretário

População receberá cashback da reforma tributária a partir de 2027, diz secretário

Conforme Bernard Appy, expectativa é de que projeto seja aprovado o mais rápido possível; transição ocorrerá até 2033
Polícia do Rio prende traficante suspeito de matar mulher carbonizada em carro

Polícia do Rio prende traficante suspeito de matar mulher carbonizada em carro

Daniel Alexandre de Souza Costa, de 19 anos, foi encontrado em uma casa na zona oeste; comparsa dele segue foragido
Organização dos Estados Americanos condena tentativa de golpe na Bolívia

Organização dos Estados Americanos condena tentativa de golpe na Bolívia

Instituição reforça repúdio internacional a movimento frustrado liderado por general para tomar o poder no país
Lula afirma que golpistas do 8/1 ‘nem foram julgados e já querem anistia’

Lula afirma que golpistas do 8/1 ‘nem foram julgados e já querem anistia’

Presidente diz que é preciso apurar todas as denúncias e que um tempo na cadeia pode ajudar essas pessoas a aprender sobre a democracia
Poder Expresso: STF e Congresso lidam com impasse sobre descriminalização da maconha

Poder Expresso: STF e Congresso lidam com impasse sobre descriminalização da maconha

Esta edição também fala sobre a sansão do presidente Lula (PT) na taxação das compras internacionais, entenda o que muda
Publicidade
Publicidade