Viajantes brasileiros registram problemas para emitir visto mexicano
Sistema eletrônico continua funcionando com falhas há meses e não há horário para entrevista presencial
SBT News
Os viajantes brasileiros continuam relatando dificuldades para emitir o visto mexicano eletrônico. Desde o fim de maio, milhares de reclamações já foram registradas devido ao sistema utilizado para o envio do documento, que tornou-se obrigatório para ingressar no país desde dezembro de 2021.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a Embaixada do México, a autorização eletrônica de viagem, que é concedida gratuitamente, deve ser solicitada em até 30 dias antes do embarque. Em casos excepcionais, existe a possibilidade de pedir um visto de emergência através do e-mail faleconoscosp@sre.gob.mx.
Contudo, os viajantes alegam que, além do site para emitir o documento não funcionar, a alternativa de solicitar o visto físico nos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, é impossível, uma vez que quase todos os horários de agendamento estão preenchidos. Neste caso, a entrevista presencial é feita mediante pagamento de US$ 48.
"Estamos fazendo plantão! Madrugada adentro. Nas viradas de hora, abrimos mais de 70 abas para enviar de vez", diz Diego Salviano, que tem viagem marcada para o México no dia 16 de agosto. "Ontem, a amiga que viajará conosco decidiu fazer uma solicitação usando informações falsas, como nome e nacionalidade. Para a nossa surpresa, o visto foi autorizado", conta.
No caso, além de nome e número de passaporte falso, Núbia Rodrigues utilizou a nacionalidade ucraniana. Segundo ela, o visto foi aprovado imediatamente após a solicitação. "Trata-se de barreira contra brasileiros, não de instabilidade no sistema", pontua.
+ Embraer projeta aumento de 3,2% na demanda global por viagens ao ano
A reportagem do SBT News tentou entrar em contato com a Embaixada do México e com o Itamaraty, mas, até o momento, não obteve retorno. Pelas redes sociais, a Embaixada fez uma publicação recomendando que os viajantes que não conseguirem obter o visto eletrônico se dirijam aos consulados. A entidade, no entanto, não explicou o motivo do impasse.