Publicidade

IBGE atualiza lista de municípios e regiões em recortes territoriais

Santa Catarina e São Paulo tem novas regiões metropolitanas

IBGE atualiza lista de municípios e regiões em recortes territoriais
Joinville
Publicidade

O IBGE divulgou nesta 5ª feira (14.jul) uma série de atualizações dos recortes territoriais legais do país. Ao todo, são oito produtos com revisão de 2021: "Municípios da Faixa de Fronteira e Cidades Gêmeas"; "Municípios Costeiros"; "Municípios Defrontantes com o Mar"; "Regiões Metropolitanas, Aglomerações Urbanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento"; "Semiárido brasileiro"; "Área de atuação da SUDENE"; "MATOPIBA; e "Amazônia Legal".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Esses recortes configuram áreas administrativas definidas por legislação ou atos normativos de outras instituições públicas. E o IBGE está comprometido a atualizá-los e disponibilizar estatísticas para eles devido à sua relevância para políticas públicas", explica o gerente de Geografia do IBGE, Cayo Franco.

A publicação "Municípios da Faixa de Fronteira e Cidades Gêmeas (2021)" mostra que, ao todo, 588 municípios brasileiros têm área total ou parcial localizada na faixa de fronteira. Destaque para os estados do Rio Grande do Sul (194) e do Paraná (139). Entende-se por faixa de fronteira a faixa interna de 150 km de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional, conforme o artigo 20, parágrafo 2º da Constituição Federal de 1988.

Em 2021, a área total da faixa de fronteira era 1.420.925,63 Km2 (16,7% da área do país). Já a somatória das áreas totais dos municípios, que se encontram totalmente e parcialmente dentro desta faixa, apresentam uma área de 2.265.046,64 Km2 (26,6% da área do país).

A publicação também incorporou a relação das 33 cidades-gêmeas nacionais, ou seja, aquelas que ficam uma ao lado da outra, mas em países diferentes. Ao todo, são oito na região Centro-Oeste, sendo sete no Mato Grosso do Sul e um no Mato Grosso. Na região Norte, são nove, a maioria no Acre (quatro). O Sul concentra 16 cidades-gêmeas, com destaque para o líder do ranking nacional, o Rio Grande do Sul, com 11, ou 1/3 do total do país. "Tais municípios exigem aplicação de políticas públicas específicas para atender o grande potencial de integração econômica e cultural, bem como enfrentar os problemas específicos de cidades fronteiriças", explica o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares.

Já o produto "Municípios Defrontantes com o Mar (2021)" adiciona a área da Lagoa dos Patos (RS), estabelecendo 279 municípios que atendem ao Decreto 5.300/04. A maioria deles fica no Maranhão (33) e na Bahia (30). Ao todo, constituem uma superfície de 251.315,67 km2, correspondente a cerca de 2,95% do território brasileiro.

Também o recorte "Municípios Costeiros (2021)" foi incluindo na atualização anual. A listagem é de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente, via portaria, que contou com o apoio do IBGE para a sua atualização. Para constar na listagem de Município Costeiro, é necessário obedecer a alguns critérios que constam no Decreto n. 5.300, de 07.12.2004, como estar em uma Região Metropolitana Litorânea.

Outras inclusões este ano nos recortes geográficos legais atualizados anualmente pelo IBGE foram a "Área de atuação da SUDENE" e o "MATOPIBA (2021)". O MATOPIBA é uma região de grande crescimento no cultivo de grãos, cujo nome é a combinação das siglas dos Estados que possuem Municípios na região: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, sem alterações em 2021.

Por fim, a "Área de Atuação da SUDENE" abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e alguns municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em 2021, houve uma grande expansão na área, graças à Lei Complementar nº 185/2021, que incorporou 84 novos municípios, e, agora, totaliza 2.074 municípios.

Santa Catarina e São Paulo ganham novas regiões metropolitanas

Outra atualização divulgada hoje pelo IBGE foi na publicação "Regiões Metropolitanas, Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs) e Aglomerações Urbanas (2021)" que inclui a criação de novas Regiões Metropolitanas (RMs) nos estados de Santa Catarina e São Paulo.

Em Santa Catarina, uma lei complementar criou as RMs de Joinville, do Planalto Norte e de Jaraguá do Sul. Já em São Paulo, foram estabelecidas as RMs de São José do Rio Preto, de Piracicaba e de Jundiaí, extinguindo as Aglomerações Urbanas de Piracicaba e de Jundiaí.

Não houve alterações nas RIDEs nem nas demais Regiões Metropolitanas. Em 2021, eram 81 regiões metropolitanas, destaque para Santa Catarina, com 14, seguido pela Paraíba (12), Alagoas (9) e São Paulo (9). Já as Aglomerações Urbanas são três, sendo uma no Estado de São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.

Já o "Semiárido brasileiro" é composto por 1.262 municípios, dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, que obedecem aos critérios para delimitação: precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm; Índice de Aridez de Thornthwaite igual ou inferior a 0,50; e o percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano. Também não teve alterações em 2021.

Por fim, a publicação "Limite da Amazônia Legal (2021)" atualiza a área de 5.015.067,86 km², correspondente a cerca de 58,93% do território brasileiro (8.510.345,540 km²). Ao todo, nove estados e 772 municípios compõem a Amazônia Legal: Acre (22 municípios), Amapá (16), Amazonas (62), Mato Grosso (141), Pará (144), Rondônia (52), Roraima (15), Tocantins (139) e parte do Maranhão (181, dos quais 21 foram parcialmente integrados).

O Maranhão, apesar de ser o estado com o maior número de municípios, apenas as áreas dos municípios situados a oeste do Meridiano 44º fazem parte da Amazônia Legal, sendo que 21 deles estão parcialmente integrados ao recorte.

O IBGE e os recortes territoriais legais

Anualmente, o IBGE realiza a publicação dos recortes territoriais legais, que configuram áreas administrativas definidas por legislação ou atos normativos de outras instituições públicas. A atualização dos recortes contempla as alterações de limites e nomenclaturas verificadas na "Divisão Territorial do Brasil 2021" e mudanças de composição por alteração nos instrumentos legais ou normativos de responsabilidade dos órgãos depositários daqueles recortes. Com a atualização dos recortes territoriais legais, o IBGE amplia a produção de pesquisas e estatísticas que permitam a geração de conhecimento sobre o país.

* Com informações do IBGE

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
brasil
ibge
recorte
região
metropolitana
município
cidade

Últimas notícias

Polícia Federal prende 31 candidatos com mandado de prisão em 10 estados

Polícia Federal prende 31 candidatos com mandado de prisão em 10 estados

Grande parte dos políticos foram detidos por não pagamento de pensão alimentícia, mas também há casos de homicídio, estupro, tráfico e corrupção
Bolsonaro critica Pablo Marçal por comparar cadeirada com sua facada recebida em 2018

Bolsonaro critica Pablo Marçal por comparar cadeirada com sua facada recebida em 2018

Para ex-presidente, o ocorrido foi completamente diferente, pois ele não conhecia o agressor
Governo pretende banir celulares em escolas públicas e privadas

Governo pretende banir celulares em escolas públicas e privadas

Ministério da Educação prepara projeto de lei com a proibição. Previsão é que o texto seja apresentado em outubro
O que faz um vereador? Entenda o cargo que está em disputa nesta eleição

O que faz um vereador? Entenda o cargo que está em disputa nesta eleição

Segundo o TSE, a função legislativa tem como trabalho "trilhar ou orientar os caminhos"
Dias Toffoli tem alta e seguirá se recuperando de pneumonia em casa

Dias Toffoli tem alta e seguirá se recuperando de pneumonia em casa

Ministro do Supremo Tribunal Federal estava internado no hospital DF Star, em Brasília, desde segunda-feira (16)
Quando começa a primavera? Entenda o que acontece durante o equinócio

Quando começa a primavera? Entenda o que acontece durante o equinócio

O fenômeno solar marca a data de início da estação das flores no hemisfério Sul do planeta
Bebê morre em incêndio dentro de casa no DF

Bebê morre em incêndio dentro de casa no DF

Suspeita é de que o incêndio tenha sido provocado por um curto-circuito na fiação de um ventilador
Deputado Glauber Braga é preso durante desocupação de campus da Uerj

Deputado Glauber Braga é preso durante desocupação de campus da Uerj

Polícia Militar cumpria ordem judicial de liberação do prédio da universidade após 56 dias de ocupação
Quem é Tallis Gomes, empresário que disse "Deus me livre de mulher CEO"

Quem é Tallis Gomes, empresário que disse "Deus me livre de mulher CEO"

Antes da fala contra mulheres, homem relatou publicamente que não contrata trabalhadores "esquerdistas" e que impõe uma jornada de 80h semanais aos funcionários
Assédio no palco: 'Cega na Comédia' denuncia importunação sexual durante show em São Paulo

Assédio no palco: 'Cega na Comédia' denuncia importunação sexual durante show em São Paulo

Acusado é o humorista Cadu Moura, que estava em show, no palco, ao lado, de Tatá Mendonça
Publicidade
Publicidade