CNI comemora derrubada de corte à ciência e tecnologia proposto pelo governo
Confederação celebrou decisão do Congresso contra projeto que limitava custos às áreas no orçamento
SBT News
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a decisão do Congresso de derrubar o projeto apresentado pelo governo que determinava cortes nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. O posicionamento foi divulgado em comunicado nesta 3ª feira (12.jul), horas após a decisão dos parlamentares.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No texto, a CNI diz que os recursos destinados à tecnologia representam a "principal fonte de financiamento à inovação do país". A confederação também destaca protestos contra redução orçamentária proposta ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
"O projeto colocava em risco a destinação de recursos para a ciência, não só em 2022 como para os próximos anos. Investir em inovação não é uma opção, é obrigação para os países desenvolverem suas economias e serem competitivos", defendeu o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
Mais cedo, o Congresso definiu, em sessão mista, que derrubaria a sugestão feita à Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO). A proposta havia sido aprovada na Comissão Mista de Orçamento, e que foi apreciada pelos parlamentares, autorizava que o governo bloqueasse recurso às áreas sem limitações.
Para o orçamento de 2022, o governo bloqueou R$ 2,5 bilhões dos R$ 4,5 bilhões de recursos não reembolsáveis do fundo.