Prefeitura do Rio realiza ação para demolir construções irregulares
Dezenas de imóveis na Zona Oeste da cidade foram derrubados e moradores ficaram sem ter para onde ir
Moradores do Jardim Maravilha, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foram acordados nesta 3ª feira (05.jul) com o som das máquinas de demolição da prefeitura. A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Ministério Público (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) foi para demolir dezenas de imóveis que segundo a prefeitura, eram construções irregulares.
Os moradores acompanharam tudo de perto. Móveis e pertences pessoais foram colocados no meio da rua.
A prefeitura afirmou que nenhum morador foi removido durante a ação e que as dezoito construções demolidas estavam desabitadas. Disse ainda que todos já haviam sido notificados sobre a operação.
A força-tarefa da prefeitura faz parte do plano de intervenções sustentáveis para solução dos alagamentos do Jardim Maravilha. E deve beneficiar cerca de 23 mil moradores da região. As equipes também retiraram cerca de 50 porcos que estavam sendo criados em condições precárias e os dejetos lançados diretamente no rio. Ainda foram retirados dez postes de energia clandestina. Participaram da ação as Secretarias de Ordem Pública e Conservação, equipes da Comlurb, Guarda Municipal e Polícia Militar.