Publicidade
Brasil

Brasileiros enfrentam dificuldade para entrar no México

Desde o fim do ano passado, o país caribenho exige uma espécie de visto eletrônico

Imagem da noticia Brasileiros enfrentam dificuldade para entrar no México
aeroporto
• Atualizado em
Publicidade

Turistas brasileiros estão enfrentando dificuldade para obter autorização para entrar no México. Desde o fim do ano passado, o país caribenho exige uma espécie de visto eletrônico, mas a instabilidade do sistema tem impedido a realização do cadastro.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A estudante Bruna Hadade estava pirando e não é à toa. No checklist: formatura do ensino médio, ok. Pacote de viagem pra Cancún comprado com os amigos da escola há um ano, confere. Uma novidade, porém, está dificultando os planos dela.

Dsde dezembro do ano passado, só entra no México quem tiver uma autorização eletrônica emitida pelo Instituto Nacional de Migração daquele país, e que não tem nada a ver com a burocracia da embaixada e dos consulados mexicanos pra emissão de vistos. É uma autorização gratuita, on-line que pode ser solicitada do computador de casa mesmo. Parece bem mais fácil, mas não tem sido assim.

"A primeira vez que eu tentei já deu pedido não processado, aí eu achei que era algum erro no site, algum erro nos meus dados e tentei mais algumas vezes, deu tudo pedido não processado", conta Bruna. "Eu fiquei desesperada, né. A gente pagou um valor super caro", completa a estudante.

Para Raquel dos Santos Prates, terapeuta holística, aconteceu algo pior. Sem autorização de entrada, voou para o México, ficou em uma sala no aeroporto da cidade do México por 13 horas. Sem poder usar o banheiro, sem celular e passaporte, terminou deportada.

"Um lugar muito sujo, muito difícil. Nós fizemos a compra bastante antecipada da passagem, e também toda a organização da viagem, e não foi informado pela companhia necessidade do visto, depois nós tomamos ciência só quando nós chegamos no México", diz Raquel.

Quem já tem visto americano válido, não precisa da autorização para entrar no México. Kellen Masuchette, dona de uma agência de viagens calcula que todo mês cerca de 800 brasileiros voavam pra lá, era a opção de 30% passageiros dela, mas isso acabou.

"A gente acaba não vendendo pra não ter a dor de cabeça de ter que entrar no sistema pra fazer essa documentação, uma queda absurda, porque eu tenho que driblar isso e oferecer outro tipo de destino que não o México", diz Kellen.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade