Saúde investiga cinco casos de varíola dos macacos no Rio de Janeiro
Brasil já contabiliza oito ocorrências da doença, sendo duas na capital fluminense
Camila Stucaluc
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou, nesta 3ª feira (21.jun), que está investigando cinco casos suspeitos de varíola dos macacos. Segundo a entidade, das 17 notificações da doença até o momento, dez foram descartadas e duas foram confirmadas, sendo um caso na capital fluminense e outro em Maricá.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As novas ocorrências investigadas são procedentes de moradores do município do Rio, de Nova Iguaçu, de Itaguaí e de Duque de Caxias. No caso de Itaguaí, a paciente está sendo atendida no Hospital São Francisco Xavier, onde permanece isolada. Ela relatou sintomas como febre, dores de cabeça e erupções cutâneas.
No total, o Brasil já contabiliza oito ocorrências de varíola dos macacos, sendo, além das notificações do Rio, quatro em São Paulo e dois no Rio Grande do Sul. Na 2ª feira (20.jun), o primeiro paciente que registrou a doença no país recebeu alta, com boa evolução do quadro clínico, e permanecerá por mais 14 dias em isolamento domiciliar.
+ Varíola dos macacos pode ser grave em crianças e imunossuprimidos
+ Covid-19: CDC dos EUA autoriza vacinação de bebês a partir de seis meses
No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notifica mais de mil infecções pela doença em países não endêmicos, sobretudo no continente europeu. O período de incubação é de seis a 13 dias, mas pode ser alterado para cinco a 21 dias. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e erupções cutâneas.