Empresários são alvo de operação que combate o desvio de cargas
Outra força-tarefa desarticulou duas quadrilhas especializadas em roubar cargas no Rio de Janeiro
Agentes da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro estão nas ruas nesta 4ª feira (1º.jun), na Operação Resina, de combate ao desvio de cargas. O esquema envolve empresários e funcionários de transportadoras da capital e da Baixada Fluminense. Outra força-tarefa das Polícias Civil e Militar, realizada na 3ª feira (31.mai), desarticulou duas quadrilhas especializadas em roubar cargas no estado. Dois líderes foram capturados com comparsas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Desde as primeiras horas da manhã, 21 mandados de busca e apreensão são cumpridos em endereços da capital e em mais seis cidades da Baixada Fluminense. A operação conjunta do Ministério Público e da Policia Civil tem como alvo empresas que fazem transporte de cargas de resina plástica, principalmente matéria-prima para produtos como garrafas pet. De acordo com as investigações, a quadrilha formada por empresários, funcionários e motoristas destas transportadoras atuava em duas frentes.
O esquema era organizado. Empresários, donos de transportadoras, e motoristas negociavam os fretes e, assim que embarcavam a carga que seria desviada, um integrante da quadrilha procurava a delegacia para fazer o registro do roubo, que na verdade foi forjado e a carga já tinha até um destino. As investigações conseguiram identificar pelo menos 15 registros falsos e um prejuízo de cerca de R$ 3 milhões para os clientes das transportadoras alvo da operação.
Carretas inteiras teriam sido desviadas já em rota. A força-tarefa também descobriu que a quadrilha fraudava tombamento de cargas principalmente de alumínio e ferro para depois serem revendidas. Neste caso, o prejuizo chega a R$ 2 milhões.
A operação desta 4ª não tinha nenhum mandado de prisão. Mas durante a ação, um dos investigados foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. O dono de uma transportadora também foi levado para a Cidade da Polícia, em Jacarezinho, após ser detido com um celular roubado. Quatorze telefones foram apreendidos, e 12 pessoas já foram indiciadas.
O roubo de cargas também foi alvo de outra força-tarefa das Polícias Civil e Militar que, nesta 4ª feira (1º.jun), desarticulou mais duas quadrilhadas especializadas. Durante a operação, criminosos que planejavam roubar uma carga foram surpreendidos pelo cerco policial.