Novo modelo da CNH entra em vigor a partir desta 4ª feira
A substituição ocorrerá à medida em que motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via do documento
Anderson Scardoelli
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitida em um novo formato a partir desta 4ª feira (1º.jun). Entre as novidades, o documento vai permitir a inclusão do nome social adotado pelo condutor e a filiação afetiva. O novo modelo será válido em todo o Brasil e terá elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A nova CNH será "mais moderna", promete a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Nesse sentido, o órgão informa que o documento passará a contar com um código usado em passaportes e que servirá para facilitar o embarque nos aeroportos brasileiros via serviço de autoatendimento. Além do português, a carteira de habilitação terá informações impressas em inglês e francês. Dessa forma, a Senatran acredita que brasileiros terão maior facilidade em determinadas viagens internacionais.
O desenvolvimento de um outro modelo para a CNH estava previsto desde dezembro do ano passado, pontua a Agência Brasil. Na ocasião, o Conselho Nacional de Trânsito divulgou as especificações de como o documento deveria ser produzido.
Motoristas não são, entretanto, obrigados a trocar a atual CNH pela nova. De acordo com as autoridades, a ideia é que a troca ocorra de forma gradual. Num primeiro momento, as novas emissões já serão impressas no formato lançado nesta semana. O mesmo ocorrerá, aos poucos, com as renovações e as segundas vias.
Outros itens da nova CNH
A versão da nova CNH, que será na cor verde e com detalhes em amarelo, contará, ainda, com os seguintes recursos:
- Tabela com os tipos de veículos permitidos para o condutor;
- Eventuais restrições médicas do motorista;
- Profissão/atividade remunerada da pessoa;
- Elementos para dificultar fraudes e falsificações;
- QR Code.
Saiba mais:
+ Dia Mundial Sem Tabaco: OMS e Fiocruz destacam males para o meio ambiente
+ SBT News lança "Caso Flordelis, o crime que chocou o país"
+ Após investigações, Gusttavo Lima chora e diz estar "quase jogando a toalha"