Morre em Brasília, aos 74 anos, o professor Augusto Trindade Cançado
Jurista internacional fez história no Itamaraty e como professor do Instituto Rio Branco
SBT News
Morreu em Brasília neste domingo (29.mar), aos 74 anos,o professor Antonio Augusto Cançado Trindade, renomado jurista internacional que ocupou a cadeira de consultor jurídico do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil) de 1985 a 1990, e deu aula no Instituto Rio Branco de 1979 a 2009.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Premiado, Trindade foi também juiz e presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos e integrou a Corte Permanente de Arbitragem e magistrado, eleito em dois mandatos pelas Nações Unidas.
Em nota, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, se manifestou:
"É com imensa tristeza que registro, em nome do Supremo Tribunal Federal, a morte do professor e jurista Antonio Augusto Cançado Trindade neste domingo (29). Humanista por vocação, o Professor Cançado Trindade era um dos principais nomes brasileiros na prática e na doutrina do Direito Internacional, concentrando seus estudos principalmente no ramo dos direitos humanos, área na qual se tornou uma referência mundial. O Supremo Tribunal Federal manifesta aos familiares e amigos votos de conforto e os mais sinceros pêsames. As lições e as inspirações deixadas pelo professor e jurista são um legado valioso para o Brasil, para a Suprema Corte e para o direito brasileiro."
Na nota de falecimento divulgada pelo Itamaraty, também foram feitas homenagens e prestadas condolências:
"O Ministro de Estado e os funcionários do Ministério das Relações Exteriores, admiradores das qualidades pessoais e profissionais do Professor Cançado Trindade, expressam a seus familiares os mais sentidos pêsames, com a certeza de que a memória do Professor seguirá viva, em suas obras, em suas ideias e em todas as pessoas que inspirou com seu exemplo."