Varíola dos Macacos: Saúde cria Sala de Situação para monitorar doença
Medida do ministério visa a elaboração de um plano de ação para rastrear casos suspeitos
O Ministério da Saúde criou nesta 2ª feira (23.mai) uma Sala de Situação para monitorar e elaborar plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos da varíola dos macacos, doença viral endêmica na África e que vem se espalhando pela Europa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a pasta, até o momento não há notificação de casos suspeitos da varíola dos macacos no país. Um comunicado com orientações aos profissionais de saúde e informações sobre a doença foi encaminhado a todos os estados.
A varíola dos macacos é uma doença silvestre com infecções humanas acidentais. O vírus pertence à família do orthopoxvirus e pode ser transmitido pelo contato com as fezes do animal. O período de incubação é de seis a 13 dias, mas pode ser alterado para cinco a 21 dias.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e erupções cutâneas. Apesar de a varíola dos macacos ser muito mais branda que a varíola em humanos, com a maioria dos infectados se recuperando em poucas semanas, ela pode ser fatal em poucos casos.
Leia também: