Homem em situação de rua morre de hipotermia no Rio Grande do Sul
Frio extremo já provocou a morte de pelo menos outras 3 pessoas no Sul e Sudeste do país
SBT Brasil
Os moradores de São Joaquim, na Serra Catarinense, acordaram nesta 6ª feira (20.mai) com a temperatura mais baixa do país em 2022: -5,6 °C. Em Urupema, os -5,3 °C e o tempo seco também fizeram a geada cobrir o centro da cidade, que amanheceu com a paisagem pintada de branco.
No Rio Grande do Sul, a madrugada também foi gelada. A temperatura mais baixada registrada no estado foi em São José dos Ausentes, onde os termômetros marcaram -2,4°C.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Depois de uma madrugada de frio extremo, a população de Ijuí, no Norte Gaúcho, acordou com a triste da morte de um homem de 49 anos, em situação de rua, por suspeita de hipotermia. Ele se abrigada na área externa de um ginásio da cidade, e teria recusado as ofertas de vagas em abrigos.
As baixas temperaturas registradas nas regiões Sul e Sudeste, ao longo desta semana, provocaram a morte de pelos menos outras 3 pessoas: 2 no estado de São Paulo e 1 em Curitiba. Os meteorologistas alertam que a madrugada de sábado (21.mai) deve ser a mais fria do ano em várias cidades do país.
Na Capital Paulista, esta 6ª feira teve a madrugada mais gelada do ano, com mínima de 6,3 °C. Também foi a mais fria para o mês de maio. Por isso, a Prefeitura intensificou a oferta de vagas em abrigos e entregou sopas para pessoas em situação de rua.
O frio incomum em todas as regiões do país foi impulsionado pelo Ciclone Yakecan. A massa de ar polar alcançou 18 estados e o Distrito Federal, segundo levantamento da MetSul Meteorologia.
Leia também: