Deputado chama vereadora negra e trans de "aberração da natureza" no RJ
Rodrigo Amorim (PTB) é acusado de transfobia e racismo pela fala na Alerj
SBT Brasil
A vereadora Benny Briolly (Psol), de Niterói, foi chamada de "aberração da natureza" pelo deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB), em discurso na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Negra e primeira transexual em cargo eletivo no estado, Benny esteve na manhã desta 6ª feira (20.mai) na delegacia de crimes raciais e delitos de intolerância para registrar um boletim de ocorrência. Ela acusa Rodrigo Amorim de transfobia e racismo.
Durante um discurso na Alerj, na última 3ª feira (17.mai), o parlamentar atacou a vereadora dizendo: "esses soldados do mal fedendo a enxofre, o vereador homem de Niterói parece um Belzebu, porque é uma aberração da natureza".
A bancada do Psol protocolou uma denúncia no Conselho de Ética da Alerj, que pode até abrir um processo de quebra de decoro parlamentar contra o deputado. Benny Briolly também avalia a possibilidade de processar Rodrigo Amorim pelas ofensas.
"É mais uma atitude do deputado contra corpos como o meu, que apresenta um outro programa de política, uma política de diversidade, de direitos humanos", disse a vereadora.
Rodrigo Amorim está no primeiro mandato de deputado estadual e acumula denúncias de gastos superiores a R$ 300 mil com combustível, aluguel de carros e contratação de seguranças. Em junho do ano passado, o SBT Rio mostrou, com exclusividade, que ele usava giroflex azul em dois carros particulares, o que lei de trânsito proíbe.
Em vídeo, o deputado comentou o discurso na Alerj: "eu defendi as crianças e as famílias da tentativa de nos impor uma narrativa de gênero, quando na verdade existem apenas, biologicamente, dois sexos".
Benny Briolly sofre constantemente ameaças de agressão e de morte. Ela já precisou sair do país para se proteger. "O crime de transfobia cometido pelo Rodrigo Amorim, dentro da Casa Legislativa, ainda é um crime que reforça a violência que a população trans tem sofrido em todo o território brasileiro", afirma a vereadora.
Leia também: