Brasil registra 28 infrações de trânsito por uso do celular a cada hora
Negligência é a terceira causa de mortes no país, ficando atrás apenas do uso de álcool e excesso de velocidade
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) mostra que, a cada uma hora, 28 infrações de trânsito por uso de celular são registradas no país. O número representa 675 pessoas multadas por dia, o que, ao final de 2021, somou 246.438 infrações devido a utilização do aparelho ao volante.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre os estados que se destacam por acumularem os maiores números do tipo de negligência, São Paulo lidera concentrando mais de 22% dos registros no período, com 91.362 ocorrências. Em seguida estão os estados de Minas Gerais e Goiás, com 30.843 e 16.971 infrações contabilizadas, respectivamente.
"Os números refletem parte de um problema que deve ser enfrentado por todos. Possivelmente o número de pessoas que utilizam o celular na direção é muito maior, o que nos leva a reforçar a necessidade de maior conscientização e engajamento da sociedade para que possamos reduzir os sinistros e preservar vidas no trânsito", afirma Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet.
+ A cada 10 segundos, uma pessoa morre por uso abusivo de álcool
Ele ressalta ainda que, mesmo sabendo que dirigir exige do condutor atenção totalmente dedicada ao trânsito, é comum flagrar motoristas falando ao telefone, utilizando aplicativos de mensagens ou mesmo acessando redes sociais. Segundo os dados, o uso de smartphone é a terceira causa de mortes no trânsito no país, ficando atrás apenas do uso de álcool e do excesso de velocidade.