Governo de São Paulo libera estudo para extensão de linha do metrô
Material aponta que a Linha 4-Amarela deve chegar ao município de Taboão da Serra
O metrô de São Paulo deverá, no decorrer dos próximos anos, ir para além dos limites da capital paulista. Isso porque, na manhã desta 2ª feira (9.mai), o governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou a liberação dos estudos para a extensão da Linha 4-Amarela, que atualmente liga a Luz, no Centro da cidade, à Vila Sônia, na zona oeste. O objetivo é que a linha chegue até o município de Taboão da Serra.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao fazer o anúncio, Garcia não estipulou um prazo para que, de fato, o metrô dê início às operações em Taboão da Serra, cidade que compõe a Região Metropolitana de São Paulo. O que se sabe é que a meta é entregar o estudo para o novo trecho ainda em 2022. O governador acrescentou que o objetivo é ampliar em mais 3,3 quilômetros a extensão da Linha 4-Amarela. Além da estação que levará o nome do município, está prevista a construção da estação Dumont Villares, nas proximidades do Parque Chácara do Jockey, na capital do Estado.
"Outras ações serão feitas aqui na região sudoeste da Grande São Paulo", afirmou Garcia.
"Com a operação integral da estação Vila Sônia, outras ações serão feitas aqui na região sudoeste da Grande São Paulo. A primeira delas é que nós determinamos a confecção do projeto básico para definição do novo traçado da extensão da Linha 4 até Taboão da Serra", reforçou o governador. "A mobilidade impacta a vida das pessoas e o funcionamento 100% da estação Vila Sônia vai melhorar a fluidez do trânsito de toda a região", complementou.
A menção à estação Vila Sônia não foi por acaso. Até esta 2ª feira, ela opera no chamado modelo "teste", com horários reduzidos em relação ao restante da malha metroviária de São Paulo. A partir de 3ª feira (10.mai), a estação ficará aberta das 4h40 à meia-noite.
Apesar da declaração do político, que deverá se candidatar à reeleição em outubro, a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo não é operada diretamente pelo poder público. Incluída no modelo de concessão, ela é gerida pela ViaQuatro, que por sua vez é uma subsidiária do Grupo CCR.
Ônibus gratuito de Taboão da Serra à estação Vila Sônia
Enquanto os estudos e, consequentemente, a construção da nova estação do metrô não saem do papel, o trecho do Centro de Taboão da Serra até a estação Vila Sônia será atendido com ônibus gratuitos. Os veículos, que terão itinerário com cerca de três quilômetros, irão entrar em circulação a partir da manhã desta 3ª feira (9.mai).
Primeira estação do metrô fora da capital paulista
Uma vez que o projeto anunciado pelo governador avance, o metrô de São Paulo terá a sua primeira estação para além da capital paulista. Anteriormente, estava prevista a construção de uma linha de monotrilho -- e vinculada à Companhia do Metropolitano -- que passaria por três cidades da região do Grande ABC Paulista: São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. O projeto, que chegou a ser apresentado como a Linha 18-Bronze, foi cancelado pela gestão João Doria (PSDB), que tinha Rodrigo Garcia como vice. O que seria mais uma linha de metrô foi transformada em corredor de ônibus.
Fora Taboão da Serra, outros municípios do estado de São Paulo são atendidos pelo transporte público ferroviário, mas não pelo metrô. Cidades como Ferraz de Vasconcelos, Osasco, Barueri, Franco da Rocha, Santo André, São Caetano do Sul e Jundiaí (já no interior de SP) contam com estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Saiba mais:
+ Helicóptero que era do tráfico ajuda polícia a salvar vida