Bolsonaristas comemoram perdão a Daniel Silveira; oposição promete recorrer
Apoiadores do presidente usaram as redes sociais para celebrar a decisão, enquanto opositores criticaram
SBT News
A classe política repercutiu o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que perdoa a pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Apoiadores do presidente celebraram a decisão, que consta em decreto editado nesta 5ª feira (21.abr), enquanto opositores prometem recorrer da medida.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pouco antes do anúncio do decreto, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) publicou uma foto no Palácio da Alvorada dizendo que o presidente entraria "ao vivo com grandes notícias". O deputado Major Vítor Hugo (PL-GO) foi outro parlamentar da base de Bolonaro a celebrar a decisão: "Concessão de graça ao Daniel Silveira é exatamente o que a sociedade brasileira esperava".
Saindo do Alvorada, encontro com cristãos.
? Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) April 21, 2022
Já já o Presidente @jairbolsonaro entrará ao vivo com grandes notícias. pic.twitter.com/1wD5XF5pTa
Parabéns, @jairbolsonaro, pela coragem e determinação em proteger nossa LIBERDADE e nossa DEMOCRACIA ! Concessão de graça ao @danielPMERJ é exatamente o que a sociedade brasileira esperava? Grande dia! ????
? Vítor Hugo (@MajorVitorHugo) April 21, 2022
Ex-ministros de Bolsonaro também foram às redes para celebrar o decreto. Osmar Terra e Ricardo Salles parabenizaram o presidente. Damares Alves o classificou como "o mais extraordinário presidente da história".
Parabéns Presidente @jairbolsonaro! https://t.co/DCZlZWJPPT
? Osmar Terra (@OsmarTerra) April 21, 2022
Parabéns Presidente @jairbolsonaro pela coerência, firmeza e solidariedade !
? Ricardo Salles (@rsallesmma) April 21, 2022
Por Decreto o Presidente Jair Bolsonaro concede graça, perdão ao Deputado Daniel Silveira conforme prevê o Art. 734 do Código de Processo Penal. E o meu Presidente, o mais extraordinário Presidente da história, ainda disse que seu Decreto será cumprido.
? Damares Alves (@DamaresAlves) April 21, 2022
Entre os opositores, o senador Humberto Costa (PT-PE) chamou Daniel Silveira de "valentão bolsonarista", enquanto os deputados Paulo Pimenta e Maria do Rosário -- ambos do PT gaúcho -- classificaram o parlamentar como criminoso. O também deputado Kim Kataguiri (União-SP) avaliou que "no meio dessa guerra fica o povo com seus problemas que, como sempre, serão deixados de lado".
O genocida golpista assinou um decreto que dá indulto ao valentão bolsonarista das redes sociais, considerado criminoso pelo STF. pic.twitter.com/YiyM1JmmoC
? Humberto Costa (@senadorhumberto) April 21, 2022
A milicia se protege, aquele papo de que "bandido bom é bandido morto" só vale para os rivais. Os amigos da família podem tudo...
? Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) April 21, 2022
Bolsonaro anunciou que concederá indulto presidencial ao condenado Daniel Silveira. Tá nítido pra você quem defende bandido?
? Maria do Rosário (@mariadorosario) April 21, 2022
Mas trabalhar para o Brasil ele não trabalha. Que fiquem abraçados na cadeia. pic.twitter.com/u96safCrzQ
Bolsonaro concedeu graça ao deputado Daniel Silveira, o que certamente vai gerar uma crise entre atores institucionais que costumam passar das 4 linhas da Constituição há algum tempo. No meio dessa guerra fica o povo com seus problemas que, como sempre, serão deixados de lado.
? Kim Kataguiri ?? ?? (@KimKataguiri) April 21, 2022
Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que vai ao STF para derrubar a decisão de Bolsonaro: "Crimes contra a ordem constitucional não podem ser passíveis deste benefício". O parlamentar ainda disse que Bolsonaro "quer atear fogo no Brasil" e que a "missão" do presidente "é esculhambar a Constituição".
Crimes contra a ordem constitucional não podem ser passíveis deste benefício (art. 5?, XLIV) e iremos ao STF, para derrubar esse desmando por meio uma ADPF!
? Randolfe Rodrigues ?? (@randolfeap) April 21, 2022
Além do mais, a concessão de graça ou indulto não altera a inelegibilidade da Ficha Limpa e Daniel Silveira seguirá banido da vida pública, caso se livre da cadeia!
? Randolfe Rodrigues ?? (@randolfeap) April 21, 2022
Daniel Silveira foi condenado por tentar impedir o livre funcionamento dos Poderes. O que o Presidente da República faz? Usa um dos Poderes para perdoar o criminoso. A missão de Bolsonaro e do Bolsonarismo é esculhambar a Constituição. Não Permitiremos!!
? Randolfe Rodrigues ?? (@randolfeap) April 21, 2022