Publicidade
Brasil

89% das construtoras dizem ter dificuldade em contratar mão de obra

Segundo a pesquisa da Câmara Brasileira da Construção Civil, pedreiros são os profissionais mais escassos no mercado

Imagem da noticia 89% das construtoras dizem ter dificuldade em contratar mão de obra
construção
• Atualizado em
Publicidade

Uma pesquisa da Câmara Brasileira da Construção Civil revelou que 9 em cada 10 construtoras afirmam ter dificuldade para contratar mão de obra - pelo menos 89% das empresas consultadas em todo o país. O estudo alerta para uma redução gradativa no número de trabalhadores nesse setor: em 2021, o percentual era de 77%.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ainda de acordo com o levantamento, os pedreiros (82%) são os profissionais mais escassos do mercado; seguido pelos carpinteiros (79%), mestre de obras (75%) e encarregados de obra (70%).

O presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil, José Carlos Martins, explica que a falta de capacitação influencia não somente na escassez de mão de obra, com também na produtividade dos projetos. "A falta de mão de obra qualificada gera ineficiência, gera baixa produtividade, gera não o desempenho que se espera de uma obra, isso é ruim para todo mundo", afirma o especialista.

Montar uma sala de aula, ao lado do canteiro de obras, foi a solução que uma construtora de São Paulo encontrou para resolver esse problema. O diretor de produção da empresa, Túlio Pereira Barbosa, conta que a necessidade de incorporar novas tecnologias nas construções esbarrava na pouca ou nenhuma escolarização dos funcionários. "Não custa as companhias se engajarem e darem uma parcela de colaboração à educação; onde todos vão ganhar, né?", acrescenta o diretor.

Por isso, antes de colocar "mãos à obra", o Bruno precisou se debruçar sobre os cadernos. "Com a escolinha, agora, eu quero me qualificar mais aqui dentro da obra", diz o servente e pedreiro, Heráclio Simões Galvão que, depois de 7 anos desempregado, já enxerga a construção de uma carreira. "Almejo conquistas, né? Estudando, buscando um pouco mais, ser um mestre de obra! Ser alguém melhor na vida!".

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade