Janela partidária: 83 deputados trocaram de partido durante o período
O PL ganhou 39 parlamentares e agora é a maior bancada da Câmara
SBT News
Ao todo, 83 deputados mudaram de partido durante o período da janela partidária, de 3 de março até 1° de abril. O PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, dobrou de tamanho desde a sua posse, quando contava com 33 deputados, e hoje é a maior bancada da Câmara, com 73 deputados. Durante a janela partidária, 39 parlamentares entraram na sigla.
Nos 30 dias permitidos para que deputados federais mudassem de partido sem correr o risco de perder o mandato, algumas siglas cresceram. O PSD e o PP contaram com dez novos nomes para cada durante a janela, já o Republicanos contou com 17 novos parlamentares.
Já o União Brasil, sigla resultante da fusão do DEM com o PSL, foi a legenda que mais perdeu parlamentares durante o período. Foram 35 deputados que deixaram o partido e a maioria (23) se filiaram ao PL.
PSDB, PTB, PV, Solidariedade e PT contam, cada um, com um novo nome para os partidos durante a janela partidária. Já o MDB têm dois novos nomes. Os dados são da Câmara dos Deputados.
O papel do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste processo é receber a lista atualizada com as informações após o fim do período, já que a Corte não é responsável por pedidos de filiação e desfiliação partidária de cidadãos e políticos.
Saiba mais: