Arthur do Val reconhece áudios e diz que foi 'momento de empolgação'
"São fáceis porque são pobres", disse o pré-candidato ao governo de SP sobre ucranianas
O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), mais conhecido como "Mamãe Falei", confirmou a autoria dos áudios em que fala que mulheres ucranianas são "fáceis, porque são pobres". Ele reconheceu o erro, mas ressaltou que não é isso que pensa.
"Tá errado o que eu falei, não é isso que eu penso, o que falei foi um erro, em momento de empolgação", disse o pré-candidato ao governo de São Paulo ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), na manhã deste sábado (05.mar).
O político estava no país acompanhando a situação do conflito contra a Rússia, e chegou a afirmar que ajudou na produção de coquetéis molotov para o exército da Ucrânia.
Saiba mais:
+ Arthur do Val reconhece áudios e diz que foi 'momento de empolgação'
+ Podemos abre procedimento disciplinar interno contra Arthur do Val
+ "São fáceis porque são pobres", diz Arthur do Val sobre ucranianas
+ Arthur do Val diz que fez coquetéis molotov para o exército da Ucrânia
+ ÁUDIO: Ouça fala de 'Mamãe Falei' sobre mulheres brasileiras e ucranianas
+ Diário da Guerra 10: siga as informações sobre o ataque à Ucrânia
+ Saiba das últimas informações sobre a Guerra na Ucrânia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Pelo amor de Deus, gente, a impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá e falei: 'quem quer vim comigo aqui que eu quero comprar alguma coisa'. Não é isso e eu nem poderia fazer. Inclusive nos áudios eu falo ali, ainda que de modo jocoso, de modo informal. Eu não tive tempo pra fazer absolutamente nada, eu não tive tempo para tomar banho", afirmou o parlamentar paulista ao desembarcar.
Em um dos trechos enviados a amigos, Arthur do Val afirma que seu companheiro de Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos -- que também esteve na Ucrânia para fazer 'Tour de Blonde' --, lhe passando orientações sobre como conquistar mulheres loiras na Europa.
"Ah, sim, elas são 'gold diggers' que se chama, né? O Renan faz uma viagem todo ano, é que nos últimos três anos ele não fez, ele chama 'Tour de Blonde'. O que ele faz: ele viaja os países só para pegar loiras. Só que ele tem técnicas já. Ele já está avançado. Pra começar que ele fala sueco, ele é viciado nisso, e ele me deu umas dicas".
Podemos repudia áudios de deputado estadual
Em nota assinada pela deputada federal e presidente do Podemos, Renata Abreu, o partido de Arthur do Val, repudiou as falas do deputado.
"Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo".
Além disso, a ala feminina do partido, nome de sua presidente Márcia Pinheiro, também publicou nota repudiando ato e prometendo ações cabíveis pela fala do deputado.
"O Podemos Mulher reitera a indignação da nota oficial do Podemos Nacional. E considera inaceitável a violação humanitária cometida pelo deputado estadual Arthur do Val, que vai muito além do desrespeito às mulheres de todas as nacionalidades. As mulheres ucranianas têm sido alvo de violência desmedida ? são mães que se despedem de filhos, são mulheres guerreiras que defendem sua pátria ou se refugiam contra a vontade. O que não há é covardia naquelas que enfrentam os horrores da guerra. Tampouco pode haver de nossa parte: não vamos nos omitir na defesa de toda mulher, seja de onde for. Exigiremos e acompanharemos o procedimento cabível junto ao partido".
OUÇA ABAIXO O ÁUDIO COMPLETO SOBRE FALA SEXISTA DE ARTHUR DO VAL