Startups brasileiras no espaço: AEB assina parceria com Amazon
Empresa americana quer incentivar o desenvolvimento da indústria espacial no país
SBT News
A Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou um Termo de Intenção Estratégica e Cooperação com a Amazon Web Services, que busca o desenvolvimento de iniciativas e da indústria espacial do Brasil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essa parceria consiste, em suma, na criação de programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), concessão de crédito para startups, treinamento e apoio comercial às Startups de ciência e tecnologia relacionadas à exploração e à pesquisa espacial.
As empresas e pesquisadores contemplados terão acesso aos programas regulares e certificações de capacitação da AWS. Um destaque dessa parceria é a criação de um banco de dados espaciais centralizado na AEB, acessível para toda a rede de pesquisadores e parceiros em nuvem.
O Brasil tem uma carta na manga, o Centro de Lançamento de Alcântara, a dois graus da linha do equador. Por estar na extremidade do planeta, foguetes e outras naves espaciais atingem a órbita de forma mais eficiente.
Segundo o ministério da Ciência e Tecnologia, este é "mais um passo no compromisso de longo prazo da Amazon" com o Brasil e com a América latina de desenvolvimento digital. E 2020 a Amazon prometeu investir R$ 1 bilhão na expansão dos data centers de São Paulo.
"Este acordo fornece ferramentas, treinamento e educação que ajudarão a garantir que o Brasil continue a ser um líder espacial na América Latina para as próximas gerações", disse Jeff Kratz, gerente-geral da AWS para o setor público mundial.