Mais de 1,6 estudantes se inscrevem no Sisu em apenas dois dias
Programa conta com 221.790 vagas em 125 instituições públicas de ensino superior
Mais de 1,6 mil estudantes já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre deste ano. As vagas, voltadas para 125 universidades públicas do país, podem ser preenchidas até amanhã, por meio do portal do programa na internet.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Podem concorrer ao Sisu os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e conseguiram obter nota mínima de 450 pontos, além de não terem zerado a redação. A chamada regular está prevista para a próxima 3ª feira (22.fev).
O Sisu é responsável por oferecer vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. As mesmas são ofertadas em ampla concorrência e cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. Algumas instituições também possuem ações afirmativas próprias ou bônus.
A seleção é feita a partir da nota de corte de cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos, por modalidade de concorrência. Quando a vaga não é preenchida, ela retorna ao sistema e volta a ficar disponível para os candidatos que venham a manifestar interesse pela lista de espera.
+ Fiocruz alerta para baixa cobertura vacinal de crianças em volta às aulas
No total, serão ofertadas 221.790 vagas para mais de 6 mil cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. Deste número, cerca de 84,5% das são voltadas para instituições federais.
Confira o calendário completo:
- 15 a 18 de fevereiro: período de inscrições;
- 22 de fevereiro: resultado da chamada regular;
- 22 de fevereiro a 8 de março: prazo para participar da lista de espera;
- 23 de fevereiro a 8 de março: matrícula da chamada regular;
- A partir de 10 de março: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.