Pandemia prejudica aprendizagem de alunos e gera procura por reforço
Taxa de evasão foi 3 vezes maior entre os alunos de 5 a 9 anos, nos últimos trimestres de 2019 e 2020
SBT Brasil
O período de ensino remoto, durante a pandemia, prejudicou a aprendizagem de estudantes e gerou um aumento na procura por professores particulares para aulas de reforço escolar. Um dos principais motivos para a defasagem de ensino no período foi falta de estrutura, como computadores e acesso à internet, para estudantes de todo país, sobretudo alunos de baixa renda.
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Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) Social, o tempo dedicado aos estudos pelos estudantes cadastrados no Bolsa Família, por exemplo, caiu à metade entre 2006 e 2020. Os déficits na educação também ajudam a explicar a taxa de evasão, que foi três vezes maior entre os alunos de 5 a 9 anos, nos últimos trimestres de 2019 e 2020.
Em 2021, a procura por professores particulares aumentou, principalmente nas matérias de química, física, português e matemática. Já no primeiro mês deste ano, 14 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, terão exclusivamente aulas de reforço.