Autoridades fazem operação para demolir construções irregulares no RJ
Ação ocorre em terrenos desapropriados para a construção da via expressa Transolímpica
SBT News
Autoridades do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriram, na manhã desta 5ª feira (27.jan), mais uma etapa da megaoperação contra ocupações irregulares . A ação, que já demoliu 20 imóveis nas últimas 24 horas, também é composta por representantes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Hoje, as demolições ocorrem em terrenos desapropriados pela prefeitura do Rio para a construção da via expressa Transolímpica, na zona oeste da cidade. Segundo o MPRJ, a área invadida é zona de amortecimento e fica a 350 metros do Parque Estadual da Pedra Branca. "Trata-se, portanto, de loteamento ilegal, capitaneado por organização criminosa que atua na região, contando com residências prontas e sete ainda em construção, todas irregulares e erguidas sobre o túnel da Transolímpica", informou a entidade.
+ Spotify retira músicas de Neil Young após pedido do cantor contra podcast
Segundo a denúncia, feita em 2019 pelo Gaeco, o grupo responsável pelo loteamento clandestino fez parcelamento irregular do solo urbano, cometeu crimes contra o meio ambiente, furto de energia elétrica, extorsão de moradores mediante cobrança de taxas, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso. Alguns integrantes da organização foram presos em março de 2020, na Operação Condomínio Fechado.