Seis estados vão cobrar comprovante de vacinação para volta às aulas
Aulas presenciais devem começar no próximo mês
SBT News
Seis estados decidiram cobrar o comprovante de vacinação contra a covid-19 das crianças para a volta às aulas presenciais no mês que vem. Até o momento, Pará, Paraíba, Tocantins, Piauí, Ceará e Bahia aderiram a estratégia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No Pará, a defensoria Pública recomendou que os nomes dos pais ou responsáveis que não vacinarem os filhos deverão ser comunicados à instituição.
Os alunos que não forem imunizados não serão proibidos de frequentar a escola. Mas, se não houver uma justificativa, como problemas de saúde, punições poderão ser aplicadas. "As medidas que podem ser aplicadas aos pais chegar até a perda do poder familiar. Essa questão da perda do poder familiar é muito excepcional, de forma extrema. Se for considerada uma grande negligência.", explica o defensor público Carlos Silva.
Ele explica que o direito à saúde está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescentes. E que tal direito prevalece em relação à liberdade de escolha dos pais.
A infectologista Deborah Crespo explica que vacinas as crianças diminuem o risco do surgimento de novas variantes do coronavírus: "Um ambiente coletivo como uma escola onde há troca e o contato interpessoal é sem dúvida nenhuma esse um ambiente aonde a propagação de qualquer vírus ela pode se intensificar".