São Paulo inicia imunização infantil com Coronavac
Sábado foi marcado pela aplicação do imunizante em crianças e adolescentes
SBT News
São Paulo inicou neste sábado (21.jan) o esquema de vacinação infantil contra a covid-19 com a vacina Coronavac, mais novo imunizante autorizado para crianças de 5 a 11 anos no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Gabriel, de 10 anos, foi um dos que enfrentou a picadinha sem derramar uma lágrima pela primeira vez ao tomar uma vacina. A biomédica Ana Cristina da Costa ressalta a importância da agulha no braço dos pequenos: "Preferível uma picadinha agora do que você ficar doente, internado num hospital".
As crianças e adolescentes vão receber duas doses dos imunizantes com intervalos entre 28 dias e 8 semanas, como ocorreu com os outros públicos. Quem tem entre 6 e 11 anos pode ser imunizado com a Coronavac. Crianças entre 5 anos e 11 anos com problemas de imunidade só podem receber a Pfizer pediátrica. Crianças entre 6 e 11 anos com comorbidades também podem ser imunizados com a Coronavac.
A cidade de São Paulo recebeu mais de 800 mil doses da Coronavac nesta primeira fase da imunização infanto-juvenil. No município, quase 919.553 crianças devem ser vacinadas.
O infectologista pediátrico Marco Aurélio Sáfadi explica que as vacinas oferecem muito mais benefícios do que riscos. "Os eventos adversos tem ocorrido de forma geral numa porcentagem pequena. Febre, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga e de maneira geral eles ocorrem principalmente nas primeiras 24 a 48 horas da adminsitração da vacina", pontua.
"Estender o benefício da vacinação pra população de crianças é o caminho correto pra que a gente possa conviver com este virus de uma forma segura", completa.
Mãe de uma menina, Danielle Silva sabe que as possíveis reações ficam pesquenas diante dos riscos do coronavírus: "A gente estava com muito medo de não conseguir vacinar as crianças, mas graças a Deus agora veio e vai dar tudo certo".