Publicidade
Brasil

Governo do Rio de Janeiro inicia projeto de ocupação de comunidades

Primeira operação foi na favela do Jacarezinho, na zona norte

Imagem da noticia Governo do Rio de Janeiro inicia projeto de ocupação de comunidades
dois policiais parados em frente a um carro
• Atualizado em
Publicidade

O governo do Rio de Janeiro iniciou, na manhã desta 4ª feira (19.jan), o projeto Cidade Integrada, que prevê a retomada do território de comunidades dominadas por facções criminosas. O objetivo, segundo as autoridades, é proporcionar mais segurança para os moradores e realizar intervenções urbanísticas e sociais.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A ação começou pela comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte da capital carioca, que atualmente é dominada por uma facção do tráfico de drogas. No total, 1.200 agentes da polícia cumprem 42 mandados de prisão, 13 de busca e apreensão de adolescentes, e um mandado de busca e apreensão.

Pelas redes sociais, o governador do estado, Cláudio Castro (PSC), afirmou que a elaboração do programa Cidade Integrada durou meses. "Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do estado do Rio. As operações de hoje são apenas o começo dessa mudança que vai muito além da segurança", escreveu.

Castro dará mais detalhes sobre o programa no próximo sábado (22.jan). A princípio, de acordo com o governador, duas comunidades receberão projetos "permanentes". A próxima comunidade prevista para ser ocupada é a Muzema, na Zona Oeste. "Servirão de modelo para outros importantes lugares que sofrem com a ausência de serviços e programas que realmente colaborem para melhorar a vida de quem mora nessas áreas", disse Castro.

+ Um ano depois, corpos de meninos de Belford Roxo não foram localizados

Além do Jacarezinho, a Polícia Militar entrou em favelas do entorno, como Manguinhos, Bandeira 2 e o Conjunto Morar Carioca. Pelas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, saudou a iniciativa do governo e afirmou que "a prefeitura apoiará qualquer ação que traga melhorias para a população carioca".

"Certamente iremos ajudar as forças policiais em tudo o que for possível. Lembro só que o grande desafio do Rio está, faz muito tempo, na área da segurança pública e no restabelecimento do monopólio da força do Estado em todo seu território", escreveu.

Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade