Governo do Rio de Janeiro inicia projeto de ocupação de comunidades
Primeira operação foi na favela do Jacarezinho, na zona norte
SBT News
O governo do Rio de Janeiro iniciou, na manhã desta 4ª feira (19.jan), o projeto Cidade Integrada, que prevê a retomada do território de comunidades dominadas por facções criminosas. O objetivo, segundo as autoridades, é proporcionar mais segurança para os moradores e realizar intervenções urbanísticas e sociais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A ação começou pela comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte da capital carioca, que atualmente é dominada por uma facção do tráfico de drogas. No total, 1.200 agentes da polícia cumprem 42 mandados de prisão, 13 de busca e apreensão de adolescentes, e um mandado de busca e apreensão.
Pelas redes sociais, o governador do estado, Cláudio Castro (PSC), afirmou que a elaboração do programa Cidade Integrada durou meses. "Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do estado do Rio. As operações de hoje são apenas o começo dessa mudança que vai muito além da segurança", escreveu.
Castro dará mais detalhes sobre o programa no próximo sábado (22.jan). A princípio, de acordo com o governador, duas comunidades receberão projetos "permanentes". A próxima comunidade prevista para ser ocupada é a Muzema, na Zona Oeste. "Servirão de modelo para outros importantes lugares que sofrem com a ausência de serviços e programas que realmente colaborem para melhorar a vida de quem mora nessas áreas", disse Castro.
+ Um ano depois, corpos de meninos de Belford Roxo não foram localizados
Além do Jacarezinho, a Polícia Militar entrou em favelas do entorno, como Manguinhos, Bandeira 2 e o Conjunto Morar Carioca. Pelas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, saudou a iniciativa do governo e afirmou que "a prefeitura apoiará qualquer ação que traga melhorias para a população carioca".
"Certamente iremos ajudar as forças policiais em tudo o que for possível. Lembro só que o grande desafio do Rio está, faz muito tempo, na área da segurança pública e no restabelecimento do monopólio da força do Estado em todo seu território", escreveu.
Na imagem podemos ver incursão de equipes na rua Viúva Cláudio, esquina com rua José Maria Belo, no #Jacarezinho. pic.twitter.com/LfAM9q86w7
? @pmerj (@PMERJ) January 19, 2022
Na comunidade Bandeira II, equipes de vários batalhões que compõem o #1ºCPA - Comando de Policiamento de Área - estão atuando em conjunto com a ocupação do Jacarezinho.#PMERJ#PresençaPolicial pic.twitter.com/B7Y5UIYkdx
? @pmerj (@PMERJ) January 19, 2022
Outro ponto da comunidade do #Jacarezinho que tem policiamento reforçado é a rua Álvares de Azevedo, esquina com rua do Rio. Na imagem policiais da #UPPFéSereno atuam na operação do Jacarezinho. pic.twitter.com/2KzFpuBB03
? @pmerj (@PMERJ) January 19, 2022