Pais temem retorno às aulas antes da vacinação contra a covid-19
No Brasil, 20 milhões de crianças estão aptas a receber a vacina, que vai abranger os grupos de 5 a 11 anos
SBT Notícias
Às vésperas da volta às aulas, pais temem o retorno dos filhos antes do início da vacinação contra a covid-19. No Brasil, 20 milhões de crianças estão aptas a receber a vacina, que vai abranger os grupos de 5 a 11 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A imunização das crianças já começou em ao menos 30 países. A aplicação se dá com doses menores, sinalizadas com uma tampa de cor laranja. O Governo Federal, por sua vez, planeja começar por faixa etária, dando prioridade aos grupos com comorbidades ou deficiências. Em São Paulo, no entanto, a Secretaria da Saúde afirmou que vai considerar apenas a idade.
De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus já matou 300 crianças na faixa contemplada pela imunização. Para o epidemiologista Marcio Nehab, "o ideal é que tivesse a possibilidade de vacinar todas as crianças antes do início do ano letivo. O Brasil tem capacidade de vacinação nas suas salas para vacinar toda a população pediátrica em tempo hábil, mas pra isso a gente precisa ter as vacinas".
"A gente percebe que as crianças estão mais inseguras para correr, pular, conversar. Muitas vezes têm insegurança de levantar a mão para falar uma coisa que eles já sabem", afirmou a diretora de escola Graziele Macedo. Na instituição em que ela atua, os protocolos continuam sendo adotados. "Mesmo no frio, as janelas estão sempre abertas na escolas, a escola é toda arejada. E mesmo protocolo: sintomas gripais, febre, não pode vir à escola".
Para Cristiane Oliveira, que é mãe de Henry, a espera pela vacinação do menino de 5 anos gera expectativa. "Eu tenho esperado ansiosamente por essa vacina, pela socialização dele, pela saúde, para ele poder estar na escola", relatou.