Mineradoras em Minas Gerais param produção por causa das chuvas
Vallourec, Vale, Usiminas e CSN anunciaram suspensão das operações
SBT News
Mineradoras do estado de Minas Gerais suspenderam suas operações, por questões de segurança, por causa das fortes chuvas que atingem a região. A Vale, Vallourec, Usiminas e CSN anunciaram a paralisação das atividades.
A Vale, uma das maiores mineradoras de ferro no mundo, informou nesta 2ª feira (10.jan) a suspensão das atividades nos sistemas Sul e Sudeste. "Garantir a segurança dos empregados e comunidades, em razão do nível elevado de chuvas que atingem Minas Gerais" é o motivo principal da decisão, segundo a mineradora.
+ Pará de Minas emite "alerta máximo" por risco de rompimento de barragem
A companhia, responsável pelas barragens de Mariana e Brumadinho, que romperam em 2015 e 2019, respectivamente, afirmou que está monitorando as barragens 24h por dia, em tempo real, por meio dos Centros de Monitoramento Geoténicas.
A Usiminas destacou que a paralisação não deve afetar a produção de aço e que suas atividades só serão retomadas quando as condições climáticas melhorarem. Já a CSN afirmou que espera o retorno das atividades nos próximos dias. A companhia suspendeu as operações na mina Casa de Pedra e no minério do Terminal de Carvão, no Rio de Janeiro.
Veja reportagem do SBT Brasil:
Saiba mais: