Publicidade
Brasil

Nova Lima autuará empresa por transbordamento da barragem Mina Pau Branco

Prefeitura frisa que não houve rompimento da barragem, mas um problema no sistema de drenagem

Imagem da noticia Nova Lima autuará empresa por transbordamento da barragem Mina Pau Branco
Lama de barragem que transbordou
• Atualizado em
Publicidade

A Prefeitura de Nova Lima, Minas Gerais, afirmou que irá autuar a empresa reponsável pela barragem de Vallourec por crime ambiental. O governo estadual deve ajudar a exigir o cumprimento do plano de recuperação de áreas degradadas, já que, segundo a nota, "o monitoramento, acompanhamento e licenciamento ambiental de mineração são atribuições de competência do Estado".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O comunicado frisa ainda que a barragem de Mina de Pau Branco não rompeu, mas que o sistema de drenagem não suportou o volume de água das constantes chuvas dos últimos dias, levando o material para a BR-040.

"No momento, a Gestão Municipal apura o grau do impacto ambiental gerado, mantendo contato com a empresa para definir as ações necessárias", garante. Uma equipe Defesa Civil Municipal está no local acompanhando os trabalhos. 

Durante entrevista coletiva, o Corpo de Bombeiros informou que evacuou seis casas por precaução, mas que não há previsão do material atingir nenhuma residência. A BR-040 permanece interditada sem previsão de liberação.

Os profissionais aconselham a evitar as rodovias próximas ao transbordamento. "Quem tiver que viajar, verifique as mídias sociais, Twitter da Polícia Rodoviária Federal, para entender a situação", afirmam. A BR-262 sentido Triângulo Mineiro permanece fechada. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade