Nova Lima autuará empresa por transbordamento da barragem Mina Pau Branco
Prefeitura frisa que não houve rompimento da barragem, mas um problema no sistema de drenagem
SBT News
A Prefeitura de Nova Lima, Minas Gerais, afirmou que irá autuar a empresa reponsável pela barragem de Vallourec por crime ambiental. O governo estadual deve ajudar a exigir o cumprimento do plano de recuperação de áreas degradadas, já que, segundo a nota, "o monitoramento, acompanhamento e licenciamento ambiental de mineração são atribuições de competência do Estado".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O comunicado frisa ainda que a barragem de Mina de Pau Branco não rompeu, mas que o sistema de drenagem não suportou o volume de água das constantes chuvas dos últimos dias, levando o material para a BR-040.
"No momento, a Gestão Municipal apura o grau do impacto ambiental gerado, mantendo contato com a empresa para definir as ações necessárias", garante. Uma equipe Defesa Civil Municipal está no local acompanhando os trabalhos.
Durante entrevista coletiva, o Corpo de Bombeiros informou que evacuou seis casas por precaução, mas que não há previsão do material atingir nenhuma residência. A BR-040 permanece interditada sem previsão de liberação.
Os profissionais aconselham a evitar as rodovias próximas ao transbordamento. "Quem tiver que viajar, verifique as mídias sociais, Twitter da Polícia Rodoviária Federal, para entender a situação", afirmam. A BR-262 sentido Triângulo Mineiro permanece fechada.