Onde fica Capitólio, o destino turístico palco da tragédia
Município de Minas Gerais tornou-se famoso pelos passeios de lancha e paisagens naturais
O município de Capitólio, em Minas Gerais, tem sido um destino muito procurado pelos turistas há anos pela quantidade de passeios náuticos oferecidos em lagos e cachoeiras e rurais na Serra da Canastra. Na manhã deste sábado (08.jan), em uma dessas atrações, houve um deslizamento de pedras no lago Canyons de Furna. A quantidade de óbitos e feridos é indeterminada, na medida em que o resgate pelo Corpo de Bombeiros ainda não terminou.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O destino turístico fica a cerca de 280 km da capital Belo Horizonte, tem oito mil habitantes e costuma receber pelo menos 30 mil pessoas por final de semana de todas as partes do país, através de ônibus de excursão. O mirante dos Canyons e a Lagoa Azul são as cachoeiras mais populares da região.
Os turistas vítimas da queda de parte do cânion faziam um passeio de lancha, que é muito comum na região, e o desabamento das pedras é considerado um caso "raro" pelos geológos. A grande quantidade de chuva foi um agente decisivo no desabamento, mas a causa exata ainda é investigada pelas autoridades.
A experiência rural também é explorada, sendo que o turista pode acampar, subir ao topo do Morro do chapéu, ordenhar animais, visitar a lavoura de café e comer refeições feitas no fogão a lenha.
Com a maioria das rodovias interditadas, o destino e as cidades vizinhas devem ser evitadas até sua normalização.