Força-tarefa faz contagem de búfalas que sofreram maus-tratos em Brotas
Dono de fazenda segue foragido e possui cerca R$ 4 milhões em multas
SBT Brasil
O SBT acompanhou, nesta 5ª feira (06.jan), o trabalho de contagem das mais de 1000 búfalas, numa fazenda em Brotas, interior de São Paulo, que ficaram conhecidas porque sofreram maus-tratos, e agora são cuidados por uma força-tarefa da Secretaria de Agricultura de Araraquara e voluntários.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O caso de maus-tratos a esses animais, que fazem parte de uma fazenda de leite, veio a tona em novembro e foi parar na Justiça. O proprietário da fazenda, Luiz Augusto Pinheiro, recebeu várias multas que somam cerca de R$ 4 milhões de reais, e permanece foragido.
O laudo feito pelos peritos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), afirma que as búfalas passaram por mais de um período de estresse e por fome e sede em períodos recentes.
"Nós vamos juntar toda essa documentação agora pra quando o fórum sair do recesso, pra pedir o perdimento definitivo desses animais, ou seja, que nós tenhamos a guarda definitiva desses animais pra que eles não voltem a sofrer maus-tratos", afirma a Dra. Antilia da Monteira Reis, advogada e ativista.
"O trabalho nosso está sendo, além de dar toda a assistência veterinária e de alimentação aos animais, nós também estamos trabalhando na reestruturação da fazenda nas acomodações desses animais", conta Alex Parente, presidente da ONG ARA.