São Paulo libera vacina contra a gripe para todas as faixas etárias
A vacina era oferecida apenas aos maiores de 60 anos, às crianças, grávidas e puérperas na capital
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou, nesta 2ª feira (27.dez), que qualquer pessoa com mais de seis meses de vida, e que não foi vacinada em 2021, pode ir aos postos para receber a vacina contra a influenza.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Não há necessidade de intervalo entre a aplicação de vacina contra a covid-19 e contra gripe, segundo a prefeitura. É possível, inclusive, que ambas sejam aplicadas no mesmo dia.
A imunização ocorre nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a partir desta 3ª feira (28.dez), em drive-thrus, megapostos e farmácias parceiras, ou seja, os mesmos locais em que são aplicadas as vacinas do coronavírus.
A SMS recebeu um milhão de doses da vacina contra a gripe. O Instituto Butantan atendeu a um pedido da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da SMS, que enviou ofício solicitando doses adicionais da vacina contra a gripe, na tentativa de amenizar o quadro preocupante de aumento no número de casos de pacientes com sintomas respiratórios, nos últimos dias.
Em novembro de 2021, a SMS registrou um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de covid-19. Neste mês, até está 2ª feira (27), a SMS registra um total de 238.081 às pessoas com quadro respiratório, sendo 108.835 suspeitos de covid-19.
Na semana passada, a SMS, por meio da Covisa, fez o mesmo pedido ao Ministério da Saúde (MS). Neste ano, cerca de 4,5 milhões de pessoas receberam a vacina contra a gripe H1N1 na cidade de São Paulo.
Até esta 2ª feira (27.dez), a vacina era oferecida apenas aos maiores de 60 anos, às crianças de 6 meses até cinco anos completos, grávidas e puérperas.