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Projeto Comprova e MediaWise firmam parceria para treinamento inédito no Brasil

Curso de 10 dias via WhatsApp irá ensinar a identificar conspirações, fraudes, boatos e notícias falsas na internet e nas redes sociais

Projeto Comprova e MediaWise firmam parceria para treinamento inédito no Brasil
logo com uma mapa mundi em um fundo azul
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O Instituto Poynter que desenvolve o projeto Media Wise - treinamento para desacelerar a disseminação de desinformação - anunciou na 2ª feira (13.dez), uma parceria no Brasil com o Projeto Comprova que reúne jornalistas de 33 diferentes veículos contra a desinformação. O SBT é um dos fundadores e integrantes do Comprova, que existe desde 2018. 

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Será um curso de 10 dias de microaprendizado via WhatsApp para ensinar as pessoas a identificar conspirações, fraudes, boatos e notícias falsas na internet e nas redes sociais. Com o suporte da empresa de tecnologia Meta, a MediaWise anunciou uma expansão global de seu treinamento de verificação de fatos online também para Espanha e Turquia. O piloto será lançado no início de 2022.

"A parceria com o MediaWise da Poynter permitirá que a Abraji alcance um público-chave para combater a desinformação no ano eleitoral de 2022 e também para testar um novo formato de treinamento", disse Marcelo Träsel, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O Poynter Institute for Media Studies é um líder global em educação em jornalismo e um centro de estratégia que se destaca pela excelência intransigente em jornalismo, mídia e discurso público do século 21.

O corpo docente da Poynter ministra seminários e workshops no Instituto em St. Petersburg, na Flórida (EUA), e em redações, conferências e organizações em todo o mundo.

"Para nós do Comprova, este projeto é desafiador. Há excelentes iniciativas de educação midiática no Brasil, mas quase todas focam as escolas e públicos mais jovens. Porém, as pessoas maduras também necessitam de mais conhecimento para lidar com os conteúdos disseminados nas redes sociais e com as tecnologias que facilitam a comunicação. A parceria do Comprova com MediaWise oferecerá instrumentos para que essa deficiência possa ser corrigida", explica Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Comprova.

MediaWise é uma iniciativa de alfabetização em mídia digital, não partidária e sem fins lucrativos, liderada pelo Instituto Poynter: sua missão é ensinar pessoas de todas as idades como separar fatos da ficção online. O conteúdo do MediaWise foi visto mais de 57 milhões de vezes desde o lançamento do projeto em 2018. 

O Projeto Comprova reúne jornalistas de 33 diferentes veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre políticas públicas, processo eleitoral e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Em julho de 2021, os participantes decidiram também iniciar a verificação da desinformação envolvendo possíveis candidatos à presidência da República. Desde então, o projeto tem monitorado nomes que vem sendo incluídos em pesquisas dos principais institutos. O Comprova é uma iniciativa sem fins lucrativos

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