Foliões comemoram 30 anos do "carnatal" no Rio Grande do Norte
Carnaval fora de época espera reunir mais de 20 mil pessoas por dia até domingo
SBT Brasil
Começou no Rio Grande do Norte o "carnatal". A micareta deve reunir mais de 20 mil pessoas por dia até domingo (12 dez). Apesar das normas sanitárias, definidas pela organização do evento, alguns foliões não respeitaram os cuidados contra a covid-19.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um dos maiores carnavais fora de época do país voltou após ter sido cancelado em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. Os cantores Bell Marques e Marcia Freire, do bloco Caju com Sal, abriram a festa. "É um momento de comemoração, em todos os aspectos, passagem da pandemia, acho que vamos fazer uma festa linda", afirmou o cantor, Bell Marques.
A micareta marca também o retorno dos grandes eventos ao estado. Com 73% da população vacinada com a 1ª dose ou dose única da vacina e 63% totalmente vacinada contra a covid-19 o governo autorizou a festa, que completa 30 anos em 2021.
Para entrar na folia, só vacinado. O convidado precisa apresentar um documento com esquema vacinal completo no stand da Secretaria Estadual de Saúde e receber uma pulseira -- que não pode ser retirada até a saída. Mas no primeiro dia de festa, denúncias de venda das pulseiras -- sem qualquer exigência -- foram recebidas pela organização do evento.
"Quando a gente tomou ciência, a gente recebe relatos diários, nós fizemos boletim de ocorrência e está na mão da Polícia Civil porque isso é caso de polícia. Isso é uma infração a uma determinação governamental, então, isso é caso de polícia. Então identificado, a polícia está investigando, tá com vários agentes certamente investigando e infelizmente, mas quem estiver fazendo isso, de alguma forma, vai ser penalizado", diz a organizadora do evento, Iracy Azevedo.