Mês de setembro teve uma tentativa de fraude a cada 7 segundos, diz Serasa
Movimentações suspeitas ocorreram principalmente em Bancos e Cartões com pessoas entre 36 e 50 anos
As tentativas de fraude cresceram 22,2% no comparativo de setembro deste ano e o mesmo período do ano passado, quando o índice marcou queda de 6,5%. Segundo dados da Serasa Experian, o mês de setembro registrou uma tentativa de fraude a cada sete segundos, totalizando mais de 3,1 milhões de ataques no acumulado anual.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, o fato de as pessoas estarem vivenciando cada vez mais o mundo digital faz com que aumente as ocorrências suspeitas. "Quanto mais a tecnologia avança, mais tentativas de golpe acontecem. Os brasileiros já estão familiarizados com as plataformas online e utilizam mais os serviços digitais. Por isso, é fundamental que as empresas tenham suporte e ferramentas de alta segurança que possam evitar qualquer tentativa suspeita e bloqueiem as atitudes dos fraudadores."
+ Inflação sobe 1,25% em outubro, com pressão da alta de combustíveis
Conforme o levantamento, a maioria das fraudes foi detectada em Bancos e Cartões. Pessoas entre 36 e 50 anos de idade foram as que mais registraram tentativas de ataque, com cerca de 1,1 milhão de casos identificados. A segunda parcela que mais sofreu com o problema foi de quem tem entre 26 e 35 anos, com 855 mil casos. Acima dos 51 anos até os 60, 441 mil pessoas passaram por tentativas de fraude, enquanto 354 mil movimentações suspeitas foram registradas pela população acima dos 60 anos.
+ PF realiza operação contra grupo especializado em furtos à agências da Caixa
Regiões como Nordeste e Norte foram as que mais apresentaram alta, com aumento de 26,7% e 24,1%, respectivamente. Já as regiões Centro-Oeste e Sudeste tiveram alta quase que similar, sendo 22,2% e 22%. No Sul, as tentativas aumentaram 17,4%.