Publicidade
Brasil

Onças-pintadas matam flamingos no Parque das Aves em Foz do Iguaçu (PR)

A fêmea Indira, estava ensinando o filhote Aritana a caçar; foi a primeira vez que felinos invadiram a área reservada às aves

Imagem da noticia Onças-pintadas matam flamingos no Parque das Aves em Foz do Iguaçu (PR)
Onças-pintadas mataram 172 flamingos no Parque das Aves em Foz do Iguaçu (PR)
• Atualizado em
Publicidade

Mais de 170 flamingos amanheceram mortos no Parque das Aves, um dos atrativos turísticos mais importantes de Foz do Iguaçu (PR), nesta 3ª feira (9.nov).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Duas onças-pintadas invadiram o espaço e atacaram as aves. O parque ficará fechado por três dias para visitação do público.

Imagem gravada por uma das câmeras do parque mostra o momento em que uma das onças invade o recinto dos flamingos. A segunda não aparece, mas é filhote da outra.

Veja o momento do ataque:

No local havia 176 aves e apenas quatro sobreviveram. Nem todas foram atacadas diretamente pelos felinos, algumas morreram por estresse, já que são extremamente sensíveis.

De acordo com Yara Barros, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu, em 27 anos de existência do parque, isso nunca havia acontecido. "É uma situação atípica, foi a Indira, que é uma fêmea que está com pouco mais de 3 anos de idade, e está com o filhote Aritana, de quase 1 ano. Ela está ensinando-o a caçar e, infelizmente, eles entraram no recinto dos flamingos".

O parque tem, hoje, cerca de 1,5 mil animais de 150 espécies, sendo mais de 50% proveniente de apreensões, e ocupa 16 hectares de Mata Atlântica. Mais de 10 milhões de visitantes já passaram por lá.

A diretora técnica do Parque das Aves, Paloma Bosso, também lamentou o incidente: "Estamos todos desolados com a situação, pois cada animal aqui é um membro da nossa família. Nosso time conviveu diariamente com cada um deles trabalhando incansavelmente para oferecer sempre os melhores cuidados. Mas também temos ciência que estamos em meio à floresta, um ambiente natural e povoado de vida silvestre. Essa fatalidade foi um evento inesperado". 

O Projeto Onças do Iguaçu divulgou uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido e negou que exista um "surto" de onças-pintadas na região.

Confira a publicação:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade