Festividades do Círio de Nazaré reúnem 400 mil devotos em Belém
A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré vai ficar bem perto dos fiéis até o dia 25 de outubro
SBT Brasil
Apesar das restrições da pandemia, as festividades do Círio de Nazaré, encerradas no domingo (10.out), reuniram 400 mil de pessoas em Belém. Nesta segunda-feira (11.out), a visitação à imagem de Nossa Senhora de Nazaré também foi intensa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O agricultor Álvaro Albuquerque, que teve complicações do diabetes e quase precisou amputar um dos pés, esteva entre os que compareceram. "Pedi pra que ficasse bom do meu pé, vim agradecer e pagar a promessa com um pé de cera", disse. Desde a descida da imagem do altar-mor, no último sábado (9.out), a Basílica Santuário recebe devotos para a visita especial.
A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré vai ficar bem perto dos fiéis até o dia 25 de outubro, quando será conduzida novamente ao ponto mais alto do altar. O momento é de pedir, agradecer e relembrar a história de mais de três séculos. A pequena imagem de apenas 28 cm foi encontrada no mesmo local, às margens de um igarapé.
"Muito emocionante ver essa imagem, fiquei até imaginando na hora quando acharam ela, sabe?", falou a bibliotecária Lena Peixoto. Outra forma de registrar desejos e gratidão é com a colocação de fitinhas na frente da basílica. "A fitinha simboliza que você vai fixar sua promessa. Que você está confiando a Nossa Senhora seus pedidos", afirmou a professora Patrícia Pantoja.
A réplica da padroeira, que é levada nas procissões do Círio, também fica exposta por 15 dias, na praça em frente à igreja. No céu, além de ser feita uma homenagem pela esquadrilha da fumaça, a imagem peregrina de helicóptero. E, na chegada, é dada uma benção aos romeiros.
Veja também: